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RH digital: conceito, como funciona e quais os benefícios

Diante da revolução tecnológica e do surgimento de novas metodologias voltadas para o ambiente corporativo, muito tem se falado sobre o RH digital, uma vez que a transformação deste setor estratégico tende a impactar o desenvolvimento de pessoas e, consequentemente, da empresa como um todo.

A inserção de tecnologia e de softwares cada vez mais robustos é uma das grandes tendências do RH. Para além disso, a transição desses programas para apps será uma realidade bastante comum. Dessa forma, será possível trabalhar de vários lugares, adaptando rotinas.

Para entender mais sobre a digitalização do RH, continue a leitura deste artigo! Vale, também, pensar em como modernizar mais ainda seu setor.

RH digital: o que é? 

O advento do RH digital nada mais é que uma consequência direta da contribuição da tecnologia para a área de Gestão de Pessoas. Essa evolução do setor é caracterizada principalmente pela inovação em processos rotineiros, gerando menos burocracia e pondo fim ao trabalho manual. 

Por que é importante? 

Através do uso de softwares e da tecnologia para RH de forma geral, tornou-se possível transformar as relações dentro das empresas, garantindo eficiência e otimização do tempo; fortalecendo a cultura interna; e, enfim, promovendo a satisfação no trabalho. 

Além disso, o RH digital também tende a ser mais pautado em dados e em automatização de processos. Dessa forma, ações podem ser justificadas com informações sobre a empresa e tarefas manuais e rotineiras podem ser deixadas de lado.

Vantagens do RH digital 

O profissional de RH na era digital deve se atualizar para acompanhar o desenvolvimento de sua área. Confira, a seguir, que diferenciais o avanço tecnológico pode propiciar à sua empresa: 

Inovação na gestão 

Dentre os benefícios adquiridos por meio da transformação digital em RH, podemos citar a gestão inovadora e bem adaptada ao remoto, capaz de ultrapassar barreiras e alcançar profissionais que atuam em home office, nômades digitais e aqueles que preferem o trabalho híbrido. Com as equipes devidamente integradas, mesmo à distância, todos saem ganhando. 

Colaborador utilizando-se de ferramentas digitais para manter a comunicação com a equipe.
O uso das tecnologias é essencial para fortalecer a comunicação interna, principalmente em caso de trabalho remoto.

Rotina mais dinâmica 

Com o uso de uma plataforma de gestão, por exemplo, a rotina do setor de Recursos Humanos é diretamente impactada. Vale a pena investir em uma ferramenta capaz de facilitar processos e assegurar que esses funcionários tenham tempo para desenvolver outras tarefas e focar naquilo que realmente importa: os talentos que compõem a organização. 

Organização de processos 

Algumas ferramentas de RH digital oferecem uma visão mais ampla – e até mesmo automatizada – dos procedimentos internos, aliada ao monitoramento contínuo de resultados e da produtividade dos colaboradores. A organização e a centralização de dados (e, consequentemente, de processos) refletem diretamente no nível de qualidade das entregas e das performances, uma vez que as lideranças podem fazer uso deles para mapear pontos de melhoria e impulsionar a experiência dos liderados. 

Aumento da agilidade 

Tarefas impulsionadas garantem resultados mais precisos em menos tempo. No Departamento Pessoal, por exemplo, um software de gestão que automatize descontos na folha de pagamento faz toda a diferença. Com menos horas gastas no gerenciamento de planilhas, os colaboradores se sentem engajados, com liberdade para se colocar de maneira mais estratégica em suas respectivas funções. 

Segurança de dados 

Dados coletados e cruzados asseguram a qualidade do trabalho do RH. Nesse sentido, o People Analytics surge como uma das tendências que acompanham o avanço tecnológico nos setores corporativos. Além de facilitar a tomada de decisão por meio de informações organizadas, as ferramentas de gestão garantem a segurança e a proteção desses dados, através do cumprimento das normas técnicas de confiabilidade e do respeito à LGPD.

Profissional de RH analisando relatórios gerados por tecnologia.
Escolha uma solução que monitore dados e ofereça total proteção a essas informações.

Exemplos de RH digital 

Mas e na prática, como o RH digital pode beneficiar as empresas? Leia abaixo alguns exemplos de aplicações que unem tecnologia, praticidade e um olhar especial para a Gestão de Pessoas: 

Seleção e recrutamento 

Um programa de análise comportamental, com realização de testes e aplicação de formulários totalmente on-line, pode não só substituir a fase de triagem de currículos, como também garantir maior alinhamento aos requisitos estipulados pela marca empregadora – assegurando, assim, um recrutamento mais assertivo. 

Armazenamento em nuvem 

O sistema de nuvem expandiu os limites do armazenamento virtual. Por meio dele, é possível salvar e acessar inúmeros arquivos e programas; para tanto, é necessário apenas possuir um dispositivo conectado à Internet e a essa infraestrutura digital. Com backups frequentes e restauração de dados, nenhuma informação se perde, podendo ser acessada a qualquer momento por aqueles de dentro da organização. 

Ponto eletrônico 

Com o acompanhamento do ponto eletrônico, é possível não só monitorar a jornada de trabalho dos funcionários, mas também detectar sinais de uma equipe desmotivada (como atrasos e faltas sem justificativas), dispondo de dados e relatórios completos, gerados por tecnologia. A partir da identificação desse problema, vale a pena investir em ações que possam resolvê-lo, sempre em alinhamento com a cultura de feedback. 

Benefícios flexíveis 

Contar com um cartão de benefícios flexíveis é uma forma de inovar na gestão de RH e de implantar um diferencial competitivo, considerando que essa solução visa atender diferentes necessidades do time de colaboradores, independentemente de onde os mesmos estão localizados, ao mesmo tempo em que fornece autonomia para a administração pessoal do saldo disponibilizado. 

Mais que isso, oferecer esses benefícios significa humanizar, mesmo com o uso da tecnologia, o contato entre empregador e empregado, respeitando suas particularidades e promovendo o senso de pertencimento na empresa. 

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