Skip to content
Homens fazendo curso de liderança online em uma mesa de madeira.

10 cursos de liderança online e gratuitos para se capacitar

Profissionais de recursos humanos, de gestão de pessoas, gerentes e outros colaboradores envolvidos em capacitação e em treinamento da equipe precisam estar sempre adquirindo novos aprendizados. Por isso, procurar por cursos de liderança online e gratuitos é uma ótima ideia! 

Por meio do ensino à distância (o tão conhecido EAD, que ganhou mais fama ainda durante a pandemia), você pode obter um certificado digital após concluir o curso, tornando-se uma referência em liderança de equipes. 

Afinal, o líder é alguém que está constantemente dando o exemplo. Dessa forma, ele cria um bom clima organizacional, entrega melhores resultados e capacita cada vez o time em que atua. 

Para te ajudar se tornar um bom desenvolvedor de pessoas, separamos 10 opções de cursos gratuitos de liderança. Todos eles podem ser realizados online, para que você os faça de qualquer lugar e em qualquer momento. Confira! 

Nota: para acessar os cursos, basta clicar no título.

1. Curso de chefia e liderança

Organizado pela Prime Cursos, esta é outra opção de curso online de liderança grátis. Assim como o do Sebrae, ele fornece certificação após sua conclusão, que pode ser utilizada para enriquecer o currículo e auxiliar você a desenvolver a equipe. 

Este curso de liderança foca nas habilidades comunicativas das pessoas, com ênfase na negociação e na desenvoltura para lidar com mudanças. Combinadas, essas competências formam líderes que agem em busca de resultados para desenvolver a empresa. 

A ementa debate temas como o verdadeiro papel do líder, dinâmicas de poder por trás do cargo, como realizar a distribuição de tarefas da melhor maneira, quais as maneiras e os estilos de liderança e muito mais! A carga horário total é de 40 horas e não existem pré-requisitos para realizá-lo. 

2. Introdução ao tema da liderança

Esta é outra opção de curso gratuito de liderança, organizado pela FGV. Para além de desenvolver a habilidade e gerir os outros, as aulas te ensinarão os conceitos básicos para aplicar em sua vida, com foco no autoconhecimento. 

O curso é indicado para estudantes, professores e outros profissionais que desejam começar a estudar competências e matérias relacionadas à liderança. 

Homem assistindo curso de liderança online e gratuito ministrado por mulher.
Mesmo os cursos introdutórios são importantes de serem feitos, para garantir que você conhece o básico no que diz respeito à liderança.

A ementa abrange os conceitos teóricos por trás do tema, aborda a liderança como característica natural do ser humano, analisa a pauta com foco no grupo e desenvolve noções amplas sobre aspectos emocionais, intelectuais, autoliderança e autoconhecimento, importantes para desenvolver outras pessoas com excelência. 

Ao final das aulas, os estudantes podem realizar uma prova. Obtendo nota superior a sete no teste, você receberá um certificado de conclusão do curso – o qual possui duração de apenas cinco horas. 

3. Liderança e gestão de equipes 4.0

A gestão 4.0 é uma das grandes metodologias do futuro. Por isso, este curso de liderança gratuito, online e cheio de qualidade une o tema com pautas fundamentais para a formação de bons gestores. 

O principal objetivo das aulas é ensinar líderes a construírem times motivados, qualificados e capazes de fazer entregas de qualidade. Dessa forma, você constrói equipes que entregam resultados e que trabalham em alta performance. 

São apenas 40 minutos de curso e, em cada aula, um segredo sobre liderança é contado e esclarecido. Ao final, cria-se uma conexão entre eles e a gestão 4.0. Esta opção não emite certificado de conclusão para os participantes. 

4. Liderança: como construir relações saudáveis com sua equipe

Um passo fundamental para construir uma liderança amparada em respeito e em apoio é criar um clima organizacional agradável, na qual você e os liderados tenham uma relação saudável. Por isso, este curso de liderança gratuito do Udemy foca no seu vínculo com os colaboradores. 

Líder conversando com equipe após realizar o curso online sobre relações saudáveis.
Os cursos de liderança auxiliam a construir relações mais saudáveis com seus colaboradores.

No decorrer das aulas, você compreenderá como construir relacionamentos saudáveis com a equipe, o que é o conceito de iceberg e como ele impacta no seu trabalho, o que significa Janela de Johari e como utilizá-la no dia a dia e, ainda, como desenvolver o melhor em seus colaboradores. 

São apenas 40 minutos de aulas. É válido frisar, ainda, que esta opção não cede certificação. Portanto, é interessante fazê-lo ao lado de outros cursos, que geram o documento. 

5. Motivação nas organizações

Preparado pela FGV, este curso aborda um dos grandes desafios das lideranças: a motivação da equipe. Ele possui apenas cinco horas de duração e, após a conclusão, emite certificado. 

A ementa é composta de materiais sobre os conceitos por trás da motivação, do autodesenvolvimento e do poder nas organizações. Por fim, técnicas para engajar pessoas no ambiente empresarial serão apresentadas. 

Dupla de trabalho motivada comemorando.
Motivar colaboradores é o papel de um líder.

Um dos pontos positivos do curso é levantar questões psicológicas por trás da motivação, além de propor a reinvenção do conceito de poder. 

6. Evolução da cultura organizacional

A cultura organizacional é outro grande termo por trás da dinâmica de liderança. Este curso, disponível na Udemy, explica o conceito por trás da palavra, os principais teóricos do assunto e quais movimentos surgiram no decorrer do tempo que atuam na transformação das empresas. 

Além disso, ele ilustra a diferença entre cultura e processos, os níveis de consciência da organização e a teoria evolutiva das empresas.  

As aulas são indicadas para quem busca inovação dentro dos negócios, para gestores que se importam em criar uma cultura consistente e para empreendedores que querem disseminar um clima organizacional positivo dentro da sua organização. 

7. Feedback: da conversa ao plano de desenvolvimento

Também disponível gratuitamente na Udemy, este curso trata sobre feedback. Com menos de 1h30 de duração, ele explica o conceito do termo, como torná-lo mais fácil e como dar e receber uma devolutiva com qualidade. 

A ementa apresenta, ainda, a Janela de Johari e auxilia na estruturação de um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI), para que o colaborador se desenvolva a partir do que feedback recebido. 

O curso é indicado para lideranças porque, no dia a dia da gestão da equipe, feedbacks precisam ser dados a fim de construir um ambiente de desenvolvimento constante. 

8. Mulheres na liderança

Mais uma opção disponível na Udemy, este curso foca na liderança de mulheres, um grupo social que ainda sofre inúmeros preconceitos no mercado de trabalho, presentes dos salários às oportunidades.

É voltado para mulheres que se sentem estagnadas na carreira ou que desejam aprimorar seus conhecimentos. Aquelas que já líderes, mas que buscam conquistar mais (e novos) espaços também gostarão do curso.

 

Mulher em uma mesa de madeira, assistindo curso online de liderança.
O curso de mulheres na liderança visa prepará-las para o mercado de trabalho desenvolvendo habilidades e comportamentos.

Por fim, também é um material que pode ser consumido por homens, para que eles entendam mais sobre a realidade feminina dentro das empresas. Dessa forma, podem analisar seus comportamentos para ajudá-las a atingir o sucesso.

A professora busca, durante o curso, ajudar mulheres a se capacitar, com dicas que ela mesma gostaria de ter ouvido quando iniciou a carreira. É um conteúdo bastante objetivo e prático, para já inserir no seu dia a dia.

9. O poder do líder

A última opção da Udemy da nossa lista é voltada para quem deseja ser um excelente líder e foca nos deveres de um bom profissional que ocupa este cargo.

10. Gestão de processos

O último curso da nossa lista é organizado pelo Ietec e foca em outra competência fundamental para líderes de sucesso: a gestão de processos. A carga horário total é de duas horas e, desde que sejam cumpridos os atributos mínimos, a certificação é emitida. 

O público-alvo das aulas são gestores, analistas e consultores que procuram se especializar em gestão de processos a fim de melhorar o desempenho e os resultados da empresa.  

O programa do curso contempla explicações acerca do que é uma empresa e do que é um processo. Além disso, discute questões acerca de produtividade, custos, competitividade e carreira. 

Por que investir em cursos gratuitos de liderança?

Além de não prejudicar o orçamento, um curso gratuito de liderança ajuda gestores a continuarem conectados às tendências do mercado, realizando o acompanhamento do time da melhor forma.

Com uma boa gestão de pessoas, a equipe tende a performar com mais qualidade, por estar motivada e engajada com as metas e com os objetivos da empresa.

Conforme os cursos são feitos, os líderes conseguem conectar os conteúdos e melhorar ainda mais suas habilidades de gestão, garantindo que os talentos da empresa estão sendo acompanhados e capacitados.

Com esses cursos de liderança online e gratuitos, capacitar-se para se tornar um líder de referência será mais simples. Dessa forma, você garante que toda sua equipe estará motivada e em constante processo de aprendizado! 

Gostou desse conteúdo? Então se torne um líder de excelência investindo cada vez mais em seu time! Com o DUCZ, você conta com uma ferramenta de retenção de talentos que reúne, em um só lugar, benefícios flexíveis, bonificações e muito mais. Clique na imagem abaixo e nos conheça!

Clique na imagem e acesse a página do DUCZ.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top