skip to Main Content
Equipe De Trabalho Sorrindo Entre Si, Em Frente Ao Computador.

Cartão cultura: o que é o vale e por que oferecer à equipe?

Você já se perguntou como estimular a criatividade das pessoas na sua empresa, zelando por ideias inovadoras e por soluções rápidas? A habilidade de usar a imaginação com foco na originalidade não deve ser subestimada, pois é muito valiosa. Para fomentá-la no dia a dia, uma opção é oferecer o cartão cultura aos seus colaboradores. 

Este é um benefício diferente, perfeito para trabalhar a atração e retenção de colaboradores, portanto, profissionais de RH e lideranças podem utilizá-lo de forma estratégica, para evidenciar a vantagem em receber o vale cultura 

Além disso, o benefício fortalece a marca empregadora da sua empresa no mercado de trabalho, diferenciando-a da concorrência.  

Logo, entender o que é vale cultura é importante por diversas razões. Neste artigo, explicamos tudo que você precisa saber sobre o benefício, suas vantagens e como contratá-lo. Boa leitura! 

O que é vale cultura? 

cartão vale cultura, como também é conhecido, é um benefício oferecido aos colaboradores, como o VA, o VR, o transporte, o plano de saúde, entre outros. O valor cedido varia, de forma que a própria empresa pode estipulá-lo. 

Mulher negra trabalhando em um notebook, de camisa amarela.
O vale cultura é um benefício que pode ser oferecido pelo RH, assim como o VA e o VR.

O benefício pode ser oferecido à parte ou em um cartão de benefícios flexíveis, que reúne várias categorias em apenas um lugar. 

O vale cultura é aceito em diversos estabelecimentos, como teatros, cinemas, shows, museus e livrarias, como forma de contribuir para a programação de lazer do colaborador, que consegue acessar esses espaços com mais facilidade ao contar com um valor específico para eles. 

Dessa forma, o benefício contribui para o programa de cultura do funcionário, estimulando que ele tenha contato com diferentes meios artísticos e valorizando diversas manifestações culturais. 

Além disso, o vale cultura valoriza as múltiplas personalidades dos seus colaboradores, já que pode ser usado em diferentes estabelecimentos. Quando cedido por meio de um cartão de benefícios flexíveis, esta consideração fica ainda mais evidente, pois ele possui mais categorias e o funcionário pode movimentar valores entre cada uma delas. 

Vantagens do vale cultura 

O cartão cultura agrega diversos benefícios para a empresa e para os colaboradores, de forma que todos saem contentes. Confira cada um deles! 

Estímulo da criatividade 

Mulher de blusa amarela anotando informações em seu caderno.
O vale cultura fomenta a criatividade dos funcionários.

O contato com diferentes formas artísticas fomenta ativamente a criatividade, pois nos deparamos com diferentes narrativas e estímulos, como cores, músicas, vocabulários e muito mais. 

Tudo isso agrega à visão de mundo dos colaboradores, fornecendo um plano de fundo que pode ser usado na hora de criar artes, de trabalhar a oratória e de construir textos. Afinal, um filme, por exemplo, é composto de imagens, de falas, de músicas e de outros itens que irão compor o intelecto das pessoas, mesmo que por meio do lazer. 

Resolução de problemas 

Conforme estimulamos a criatividade, a habilidade de resolver problemas com agilidade também é fomentada, pois os horizontes das pessoas se expandem conforme o contato com a arte se torna constante. 

Dessa forma, sempre que uma adversidade aparece, os colaboradores conseguem ter ideias inovadoras para resolvê-las da melhor maneira. 

Ações inovadoras 

Equipe em volta da mesa, sorrindo em reunião de ideias.
Ao desenvolver a criatividade, fica mais simples criar ações inovadoras em sua empresa.

O acesso à arte e a criatividade aguçada ajudam a desenvolver ações inovadoras e incríveis em seu negócio, independentemente da área. Assim, você se destaca em cada uma das campanhas que promover. 

Mais acesso ao conhecimento 

Por mais que em forma de lazer, o contato com a arte ensina as pessoas frequentemente. Livros, filmes, músicas, cursos de arte e outros itens que podem ser comprados com o cartão cultura contribuem para o desenvolvimento intelectual dos colaboradores. 

Este conhecimento é importante para a vida profissional e para a vida pessoal de cada um dos seus funcionários, fato que também é uma grande vantagem. 

Aumento da produtividade 

Os benefícios deixam os colaboradores mais contentes e realizados, pois eles se sentem valorizados. O índice de satisfação, por sua vez, afeta a produtividade, melhorando-a e fazendo com que os funcionários desenvolvam as tarefas com agilidade e com qualidade. 

Atração e retenção de colaboradores

Equipe ao redor do computador, trabalhando junto e sorrindo.
O vale cultura ajuda a reter e a atrair novos colaboradores.

O vale cultura é um grande diferencial, capaz de atrair colaboradores para sua empresa e de reter aqueles que já são parte do negócio, diminuindo a rotatividade de profissionais. 

Além disso, o benefício valoriza os funcionários, demostrando seu interesse nos momentos de lazer que eles terão sozinhos ou com as pessoas amadas, já que você cede um valor fora do salário para que ele se divirta. 

Fortalecimento da marca empregadora 

A marca empregadora é a vertente da sua empresa focada em construir uma imagem para seu negócio no mercado de trabalho, gerando desejo nas pessoas e fazendo com que elas se interessem pela sua organização. 

Como contratar um cartão cultura? 

O vale cultura pode ser oferecido por meio de cartões de benefícios flexíveis, como Ducz, uma marca do Grupo DB1, empresa com mais de 20 anos de know how sobre gestão de pessoas e reconhecida pelo Great Place do Work há mais de uma década. 

hub de benefícios flexíveis possui nove categorias em apenas um cartão, aumentando o leque de possibilidades para que o colaborador gaste seu benefício. Além do vale cultura, existem as categorias de alimentação, de mobilidade, de educação, de saúde, entre outras. 

Quer conhecer mais sobre o Ducz e investir no contato artístico de seus colaboradores? Então clique na imagem abaixo e conheça a marca! 

Clique para acessar a página do Ducz.

Compartilhe:

victor matheus

Entusiasta da língua, da linguagem e da literatura. Escreve desde os 8 anos de idade, anda sempre com um livro, é movido por arte e encontrou no marketing de conteúdo a oportunidade de aprendizado constante.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Back To Top