Skip to content

Novos hábitos para começar depois do Carnaval com DUCZ

Se você é brasileiro, certamente já ouviu que o ano só começa depois do Carnaval. A piada se refere ao costume de muitas pessoas de adiarem a criação de novos hábitos para após o feriado, que muitas vezes é estendido em quatro dias, contando fim de semana.

Entre brincadeiras, festança e descanso, é o momento de descobrir o que vem depois do Carnaval criando novos hábitos, afinal, a data passou, e as responsabilidades começarão a chegar.

Neste artigo, daremos dicas de como organizar sua rotina com novos hábitos, que tornarão o ano equilibrado e saudável. Assim, você consegue ter mais qualidade de vida. Continue a leitura e confira! 

Por que o ano só começa depois do Carnaval?

Na realidade, a expressão “o ano só começa depois do Carnaval” é mais uma brincadeira cultural do Brasil. Como a festa é bastante conhecida e valorizada por muitas pessoas do país, se tornou um hábito repetir a frase logo após o início do ano. 

Outros fatores que colaboram com a brincadeira são a proximidade do Carnaval com o Natal e Ano Novo, outros dois feriados festivos, e o número de dias que muitas pessoas folgam durante a folia. 

É certo que o ano começa, sim, antes da festa. Afinal, muitas pessoas trabalham normalmente. Ainda assim, a brincadeira existe de forma simbólica entre muitas pessoas brasileiras. 

Portanto, se você estava se perguntando o que vem depois do Carnaval, saiba que é o momento de descobrir! Afinal, a data passou, e os novos hábitos que poderiam estar sendo adiados agora precisam sair do papel. 

Como voltar ao foco depois do Carnaval? 

A pergunta é: depois do Carnaval, como voltar ao foco e estruturar uma rotina criando novos hábitos saudáveis? 

Depois de muita folia ou de dias descansando, essa realidade pode parecer um desafio. No entanto, existem dicas práticas que podem te ajudar nesse processo. Confira 5 delas! 

1. Organize sua rotina 

Pegue seu calendário, analise seus compromissos e estabeleça prioridades! O primeiro passo para criar novos hábitos depois do Carnaval é organizá-los de maneira estruturada, para ter visão de quais são suas metas e objetivos. 

Leve em consideração planos profissionais e pessoais, elencando quais são mais importantes para você. Além disso, lembre-se que é melhor ter uma rotina possível de ser cumprida do que uma que poderá gerar frustração. 

Respeitar seus limites é parte integral quando está criando novos hábitos. Manter o equilíbrio no processo é a melhor maneira de mudar sua rotina sem uma autocobrança exagerada. 

2. Mantenha a hidratação 

Principalmente depois de muitos dias de folia, é provável que seu corpo esteja precisando de hidratação e cuidado. Além da água, chás e sucos naturais podem ajudar nesta tarefa. 

Depois do Carnaval, é importante repor a saúde física. Nesse momento, a hidratação é fundamental!Uma dica é sempre manter uma garrafa cheia por perto. Assim, você se lembra de consumir água durante o dia e não corre o risco de esquecer.

Uma dica é sempre manter uma garrafa cheia por perto. Assim, você se lembra de consumir água durante o dia e não corre o risco de esquecer. 

Outro ponto importante é manter uma alimentação saudável. Reponha as vitaminas que seu corpo precisa com ingredientes de várias classes, como carboidratos, proteínas, legumes etc. 

3. Descanse

Evite emendar os dias depois do Carnaval com outras festas, para que seu corpo consiga se recuperar. Tire um tempo para si, faça rotinas simples de autocuidado, regule seu sono e repouse. 

Afinal, com o corpo cansado, será mais difícil voltar a ter foco e criar novos hábitos. É preciso estar bem para conseguir criar uma rotina diferente da atual. 

Outra dica é estruturar um cronograma de sono, diminuindo tempo de tela e luzes antes de deitar, além de buscar fazer algo relaxante antes de dormir. 

4. Defina períodos de foco 

Tanto no trabalho quanto na vida pessoal, estabeleça períodos de foco junto aos de descanso. Diminua distrações, como celulares e sons externos, durante este período. 

Existem métodos para retomar o foco depois do Carnaval que podem ser inseridos na sua rotina, para facilitar voltar a à produtividade.

Assim, você descobre o que vem depois do Carnaval de maneira mais estruturada e sem sentir um baque tão grande dos dias de descanso e de folia. 

5. Respeite seu ritmo 

Criar novos hábitos, seja depois do Carnaval ou não, é um exercício desafiador. Afinal, implica em uma mudança de rotina e de costumes.  

Dessa forma, é importante respeitar seu ritmo e se lembrar que o processo não é linear. Alguns dias você não irá na academia, por exemplo, ou não terá ânimo para cozinhar. 

Essas situações fazem parte e são recorrentes. A dica é não desanimar e voltar a se dedicar aos novos hábitos no dia seguinte (ou no outro!). 

Novos hábitos para começar depois do Carnaval 

Se você está procurando por ideias de novos hábitos para iniciar depois do Carnaval, este é o momento! Separamos ideias que podem ser inseridas na rotina com certa facilidade. Confira! 

Atividades físicas 

Além de melhorar a qualidade de vida, as atividades físicas impactam na qualidade do sono, na disposição e até no funcionamento do corpo, ao liberar hormônios como endorfina e serotonina, ligados à felicidade. 

O ideal é procurar por um exercício que seja compatível com suas metas e com seus desejos. As opções são várias: natação, dança, musculação, crossfit, pilates etc. 

Procurar por atividades físicas que serão divertidas certamente tornará o processo de realizá-las menos desgastante, o que te dará motivação para continuar! 

Curso de idiomas

Entre os novos hábitos para iniciar depois do Carnaval, um dos mais interessantes é o curso de idioma — principalmente se você deseja conhecer novos países! 

No entanto, caso você ainda não pense em sair do Brasil, o curso de idioma ainda é uma excelente ideia. Afinal, ele te colocará em contato com novas culturas, aumentará sua bagagem e pode até ser usado no currículo, agregando na vida profissional. 

O melhor é que, se sua empresa tiver o cartão multibenefícios DUCZ, você consegue usá-lo para investir no curso. A categoria Educação pode ser usada em escolas, faculdade e universidades!

Alimentação saudável 

Assim como as atividades físicas, uma alimentação saudável traz grandes benefícios para a qualidade de vida.  

Uma dieta rica em vitaminas e nutrientes traz mais energia e garante que o corpo terá o que precisa para um bom funcionamento. 

É importante destacar que alimentação saudável consiste em ingerir as quantidades necessárias de diversas classes de alimentos (como carboidratos, fibras, proteínas etc). 

Cozinhar a própria comida é uma maneira de começar a ter uma alimentação saudável depois do Carnaval.

O melhor caminho para balancear sua alimentação é contar com o apoio de um nutricionista, que irá montar um cardápio de acordo com suas necessidades e metas pessoais. 

Evite seguir dietas restritivas e desenvolvidas sem acompanhamento profissional, pois isso pode trazer malefícios à saúde! E, na dúvida, lembre-se: um prato colorido é sempre uma ótima opção! 

Na hora de comprar os ingredientes para construir uma alimentação saudável, você também pode utilizar o DUCZ! Nesse caso, a categoria é Alimentação e Refeição. 

Rotina de autocuidado

Ter uma rotina de autocuidado ajuda a descansar e a tirar tempo de qualidade para si. Além de ter uma alimentação saudável e realizar atividades físicas, você pode encontrar programas para fazer que trarão a sensação de acolhimento, importante em dias cansativos, por exemplo. 

Criar o costume de ler, ir ao cinema e tirar um dia de spa, por exemplo, são ideias de novos hábitos para começar depois do Carnaval que trarão a sensação de autocuidado. 

Novamente, nesses momentos, o DUCZ te acompanha! As categorias de Qualidade de vida e Cultura podem ser usadas para realizar as atividades acima. 

Inicie o ano com o pé direito usando o DUCZ

O DUCZ é o cartão multibenefícios para empresas que te ajuda a criar novos hábitos depois do Carnaval com facilidade e de forma personalizável!  

São diversas categorias dentro de um só cartão (Alimentação, Refeição, Mobilidade, Educação, Home office, Qualidade de vida, Cultura, Flex e Gift DUCZ). Assim, você consegue transferir saldo entre elas pelo aplicativo e, dessa forma, utilizar seus benefícios da maneira como preferir. 

Para contar com essa experiência, é só conversar com seu RH e pedir para ele entrar em contato com a equipe! Assim, você investe seus benefícios onde faz mais sentido. 

Criar novos hábitos depois do Carnaval com o DUCZ é mais fácil. Clique aqui, acesse o site e saiba mais! 

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top