Skip to content
Equipe de trabalho em reunião, com parede de post its ao fundo.

Great Place to Work: significado e vantagens em obter o selo

Na hora de posicionar sua marca como uma das melhores empresas para trabalhar no mercado, entender o significado de Great Place to Work é fundamental. O selo é, atualmente, conhecido em diversos países como sinônimo de um ambiente profissional satisfatório, pois reúne opiniões dos funcionários em relação ao negócio. 

Grupo DB1, marca a qual o Ducz faz parte, é reconhecido pelo selo Great Place to Work há doze anos consecutivos. O certificado, que destaca que determinada empresa é um excelente lugar para trabalhar, é, atualmente, um diferencial na hora de atrair e de reter colaboradores. 

Por isso, na hora de construir sua marca empregadorareceber o selo é uma grande vantagem. Para que você o conheça, separamos o significado de Great Place to Work, os benefícios em contar com a certificação em seu ambiente de trabalho e quais os seus pilares. Boa leitura! 

O que é Great Place to Work? 

Em português, o Great Place to Work – ou GPTW – significa “ótimo lugar para trabalhar”. Trata-se de um selo famoso no mercado por reconhecer empresas destaques quando o assunto é clima organizacional satisfatório. 

Homem e mulher de negócios batendo as mãos em comemoração.
O selo GPTW certifica ambientes de trabalho que valorizam as pessoas.

A marca surgiu nos anos 80, quando o jornalista Robert Levering, que cobria matérias trabalhistas (principalmente conflitos), foi convidado a escrever um livro sobre as melhores empresas para se trabalhar dos Estados Unidos. 

A primeiro momento, o jornalista negou a tarefa por não acreditar que haviam boas empresas para profissionais atuarem. No entanto, após alinhamentos, ele decidiu entrevistar funcionários de negócios locais e descobriu que estava errado: existiam pessoas realizadas e contentes com seus trabalhos e com a cultura organizacional encontrada neles. 

Foi assim que surgiu a GPTW, uma marca que busca identificar e valorizar empresas que trabalham o bem-estar dos colaboradores, zelando por profissionais contentes. 

Para conquistar a certificação, existe o questionário do Great Place do Work. A pesquisa deve ser respondida pelos próprios colaboradores, um dos grandes diferenciais do selo. Por ser democrático, ele realmente reconhecer as marcas cujos funcionários estão felizes. 

Pilares Great Place to Work 

Para que o selo seja conquistado, as empresas devem cumprir atributos que compõem os pilares do GPTW. Para entender se elas atendem estes valores, as respostas do questionário são analisadas pela equipe da certificação. 

Mãos apontando dados na tela de um notebook.
Para conquistar o selo, é preciso rodar uma pesquisa com os seus funcionários.

Os pilares são confiançaespírito empreendedorsentimento de time e superação. Dessa forma, o selo valoriza o recurso humano no ambiente de trabalho, com foco em desenvolvimento, desempenho e inovação. 

As perguntas do questionário se desdobram para compreender se a empresa atende cada um desses valores, pois, segundo o GPTW, eles demonstram a valorização dos colaboradores por parte do negócio. 

Certificação e ranking 

O GPTW atua em duas frentes principais de reconhecimento das empresas: o selo e o ranking. O primeiro se refere à conquista da marca GPTW para a empresa, já o segundo estabelece quais são os maiores destaques entre quem possui o selo. 

A certificação de qualidade do GPTW possui validade de um ano e, após a expiração, é preciso rodar a pesquisa novamente dentro da empresa. 

Homem analisando dados do relatório Great Place to Work.
Depois de um ano, é preciso realizar o questionário para obter o GPTW novamente.

O ranking, por sua vez, reúne determinadas empresas em cerca de 40 colocações, divididas nas categorias nacionalregionalestadualsetorial e temática – selo oferecido para negócios que se destacam em programas para mulheres, LGBTQIA+, PCDs etc. 

Como conseguir o selo? 

Para participar da pesquisa e tentar obter a certificação, é preciso participar da jornada GPTW, a qual inclui a pesquisa, a análise para aprovação do selo e para posicionamento no ranking por parte da plataforma, benchmarking com outras marcas e muito mais. 

Os valores para participar variam anualmente e devem ser conferidos junto ao site da ferramenta.  

Após iniciar na jornada, você receberá o Trust Index, o nome dado para o questionário de clima organizacional da plataforma. Ao final, as respostas apontarão como os colaboradores se sentem na empresa. 

Para conquistar a certificação, é preciso atingir 70% ou mais na média de satisfação da pesquisa. As questões analisam credibilidade, respeito, imparcialidade, orgulho e camaradagem. 

Equipe de trabalho reunida para conquistar o selo Great Place to Work.
Para conquistar o selo, é preciso obter no mínimo 70% de satisfação nas respostas.

Independentemente de conquistar o selo ou não, as respostas cedidas pelos seus colaboradores serão cedidas para a empresa. Todas elas são anônimas e analisá-las é fundamental para identificar pontos de melhoria na gestão de pessoas. 

Até quando e como se inscrever? 

A data limite para obter a certificação varia de acordo com a categoria do ranking escolhido pela empresa para buscar o destaque (as quais podem ser, como já mencionado, nacionalregionalestadualsetorial e temática).  

Portanto, é preciso acompanhar o site do Great Place to Work para garantir que não perderá o timing da categoria que você deseja se classificar.  

Clique para acessar a página de jornada do GPTW.Por que ter o selo GPTW? 

O Great Place to Work é um selo que oferece uma série de benefícios às empresas. Entenda mais sobre cada uma delas: 

Destaque no mercado de trabalho 

O maior benefício da certificação é, certamente, a forma como ela destaca sua empresa no mercado de trabalho em relação aos concorrentes. Caso você saia no ranking, essa diferenciação aumenta mais ainda. 

Atualmente, muitas pessoas valorizam o selo, utilizando-o como fator decisivo na hora de escolher a empresa em que atuará.  

Identificação de melhorias 

A pesquisa por trás do GPTW auxilia no mapeamento de melhorias em sua empresa. As respostas dos colaboradores podem – e devem – ser usadas para construir um ambiente de trabalho cada vez mais satisfatório para todos. 

Após a pesquisa acontecer na sua empresa, o GPTW disponibiliza um relatório com pontos fortes e outros de melhoria. Utilizar este documento também te ajuda a construir uma marca mais consistente e benéfica para os colaboradores. 

Mapeamento dos pontos fortes 

Equipe reunida ao redor do notebook, sorrindo.
O GPTW é uma forma de entender os pontos positivos na gestão do seu negócio.

Além dos pontos de melhoria, o relatório do GPTW também destaca os pilares que você já desenvolveu. Conhecendo-os, você pode utilizá-los estrategicamente para criar ações de atração de talentos e de fortalecimento da sua marca. 

Aumento do conhecimento 

benchmarking, parte da jornada do Great Place to Work, é uma possibilidade de aumentar seu conhecimento e expandir seu know how. Além disso, ela permite ter ideias com outras empresas para continuar desenvolvendo a sua. 

Atração e retenção de talentos 

Ao se tornar um referencial no mercado como uma empresa que valoriza os recursos humanos, sua marca passa a atrair mais talentos. Por isso, o selo também funciona como uma estratégia de marketing, impactando na quantidade de pessoas que querem fazer parte do seu negócio. 

Além disso, ele gera orgulho de pertencer à sua empresa nos colaboradores que já são do time, o que está ligado à retenção de talentos.  

Agora que você já sabe o significa de Great Place to Work e as vantagens em contar com a certificação, é o momento de organizar sua empresa para conquistá-la! 

Gostou deste texto e quer conquistar o selo GPTW? Então invista nos seus colaboradores desde já! O DUCZ é um cartão de benefícios flexíveis que melhora o clima organizacional e ajuda a reter e a atrair talentos. Clique na imagem abaixo e conheça!

Clique na imagem abaixo e acesse a página do DUCZ.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top