Skip to content
Colegas de trabalho, ilustrando alguns dos tipos de diversidade no local de trabalho

Quais são os tipos de diversidade no local de trabalho?

Os tipos de diversidade no local de trabalho são muitos e vão muito além do que se imagina! O termo se refere às equipes que são compostas por pessoas de diferentes gêneros, etnias, formações, idades, vivências, visões etc. Ele é essencial para promover maior igualdade, criatividade e até mesmo mais sucesso para as empresas.

A diversidade é um tema muito discutido atualmente e essa pauta chegou também ao mundo corporativo. Cresce a preocupação em promover ambientes de trabalho com mais espaço para pessoas de diferentes culturas e ideias.

Promover a diversidade nas empresas passou a ser uma das prioridades do RH, graças aos benefícios conquistados. Saiba mais sobre o assunto neste post!

Quais são os tipos de diversidade no local de trabalho?

Podemos definir diversidade como um conjunto de pessoas com características e qualidades diferentes, que fazem parte de grupos culturais também distintos. Nas organizações, a diversidade pode ser compreendida por profissionais que apresentam diferentes:

  • classes sociais
  • crenças
  • culturas
  • estados civis
  • etnias
  • gêneros
  • idades
  • pessoas com deficiência
  • orientações sexuais
  • religiões

Abaixo, iremos comentar detalhamento sobre algumas desses tipos de diversidade, para que você entendam quem são e como elas impactam na rotina da empresa.

Idades

A idade, apesar de ser uma preocupação pouco efetiva nas empresas, enquadra-se como um tipo de diversidade. Inclusive, investir na troca de conhecimento entre diferentes gerações só tende a agregar para o negócio, uma vez que isso traz debates mais ricos e conclusões mais eficazes para os objetivos preestabelecidos pela organização.

Etnias

Em seu processo de recrutamento e seleção, é fundamental considerar diferentes etnias para que seu quadro de colaboradores seja mais amplo. Assim, você também oferecerá oportunidades para pessoas que enfrentam mais dificuldade para ocupar uma posição no mercado graças a preconceitos existentes na sociedade, que diminuem o acessos delas em muitos lugares.

Duas mulheres de etnias diferentes em um mesmo ambiente de trabalho.
Promover a diversidade étnica no ambiente de trabalho pode trazer benefícios significativos e duradouros à sua equipe.

A partir dos dados obtidos em mapeamentos internos, por exemplo, verifique se as etnias estão entre os gaps identificados para melhorias. Só então, será possível equilibrar a representatividade de diferentes grupos na empresa.

Orientações sexuais e identidades de gênero

Tenha atenção também quanto à orientação sexual e à identidade de gênero, promovendo ações que levem conscientização aos seus profissionais. Apesar de termos, hoje, um amplo acesso à informação, ainda há muita confusão quanto ao significado desses termos.

Enquanto a orientação sexual indica por quem a pessoa se sente atraída, identidade de gênero se refere ao próprio gênero com o qual ela se identifica. Se um indivíduo se identifica com aquele ao qual foi designado no nascimento, é cisgênero. Caso contrário, é transgênero.

Três pessoas sentadas em frente ao notebook, com adesivo LGBT.
Dar espaço para pessoas de diversas orientações sexuais e de diferentes identidades de gênero é uma forma de investir na criatividade, acolhendo muitas visões de mundo.

Não basta apenas trazer essas pessoas para dentro de sua empresa. É preciso orientar os outros profissionais para que não haja situações de constrangimento e de preconceito.

Classes sociais

Uma empresa diversa também está atenta quanto ao abismo existente entre as classes sociais no país. Não dá para dizer que sua organização apoia a diversidade se exige o inglês no momento de todas as contratações, uma vez que nem todas as pessoas usufruem das mesmas oportunidades.

Nesse sentido, o ideal é que a própria organização ofereça meios para que as pessoas consigam as qualificações “extras” e se destaquem no perfil da empresa e no andamento das atividades. O mesmo vale para cursos e treinamentos internos que, além de capacitar, ajudam na retenção de colaboradores.

Culturas

A diversidade cultural é composta pelas pessoas diferentes em seus costumes, crenças, vivências. É comum pensar nela como algo geográfico, mas também pode estar associada a grupos sociais.

O primeiro grande passo para ter diversidade cultural é conhecê-la. Pesquisar sobre grupos diversos em costumes e zelar para que todos sejam respeitados.

PCDs

Realizar a contratação de pessoas com deficiência (PCDs) exige preparo por parte da empresa. Afinal, é preciso adaptar a organização para receber esses colaboradores, tanto no que se refere ao aspecto físico (para o caso dos cadeirantes) quanto a perspectiva profissional (disponibilizar intérpretes de libras nas entrevistas, por exemplo).

Quais os benefícios da diversidade para uma empresa?

Mesa de trabalho com pessoas negras, brancas, pardas e outras diversidades.
Uma empresa diversas traz benefícios para a gestão, para os processos e até para a marca empregadora!

Separamos para você os principais motivos para se investir na diversidade social nas empresas. Acompanhe!

Melhores resultados para a organização

Um quadro de colaboradores que abrange a diversidade agrega, promove e une a equipe em sua rotina profissional, gerando mais produtividade, engajamento e resultados.

Isso acontece porque, em um ambiente diverso, as pessoas são mais empáticas. Isso favorece uma estrutura organizacional mais motivadora e estimulante, no qual prevalece o respeito e a contribuição mútua.

Menos conflitos internos

Empresas que mantêm a diversidade constroem, de forma gradativa, uma cultura voltada para respeito, que passa a fazer parte da cultura e valores da organização.

Com isso, é percebida uma melhora na convivência entre as pessoas, e a rotina de trabalho passa a ser mais pacífica, favorecendo um clima organizacional positivo.

Menor índice de rotatividade na empresa

Com um clima organizacional positivo, a tendência é que haja menos rotatividade de pessoal (turnover), já que as pessoas passam a reconhecer naquele ambiente um local de crescimento, tanto pessoal quanto profissional.

Isso representa um ótimo ganho para as empresas. Afinal, uma grande quantidade de desligamentos gera altos custos para as organizações, tanto em termos de encargos com as demissões, quanto com novos processos seletivos, contratação e custos com treinamento e desenvolvimento.

Mais criatividade das equipes

Um ambiente saudável e diverso favorece a criatividade, a inovação e também a motivação dos trabalhadores. Como resultados temos mais soluções inovadoras e que podem ser combinadas para elevar o nível de competitividade da empresa

Time com diversidade étnica e de gênero, atuando em harmonia.
Um time composto por pessoas com diferentes visões de mundo tende a pensar, de forma mais complexa, em soluções surpreendentes.

Fortalecimento da marca empregadora

A valorização das iniciativas de diversidade nas empresas pode ser usada para elevar a reputação da organização como marca empregadora para todos os seus públicos de relacionamento. Como consequência, também gera importantes diferenciais competitivos para a empresa.

Como promover a diversidade nas empresas?

Algumas ações podem ser tomadas para impulsionar a diversidade nas empresas. Podemos destacar as seguintes:

Avalie e mensure o quadro de funcionários

Procure fazer um diagnóstico claro do quadro de funcionários na empresa e entenda como ele é composto. Procure entender quais motivos levaram à contratação daquelas pessoas e o que pode ser feito para ampliar a diversidade na equipe.

Trabalhe a cultura organizacional

Equipe reunida ao redor do notebook, sorrindo.
A cultura organizacional deve ser pensada para englobar, respeitar e fomentar a diversidade.

A cultura da sua empresa valoriza a diversidade ou procura sempre o mesmo tipo de profissional? Ela abre espaço para a inovação e valoriza a inclusão? É interessante observar esse quadro e até mesmo fazer uma pesquisa de clima organizacional para entender se há o sentimento de exclusão em alguns grupos dentro do ambiente corporativo.

Preste atenção aos processos de recrutamento

Procurar os próximos funcionários sempre na mesma universidade, com a mesma formação ou dentro de um grupo limitado deixa a empresa totalmente homogênea e sem perspectiva de mudanças. Alguns preconceitos também podem atrapalhar a seleção de candidatos, o que chamamos de vieses inconscientes.

Invista na comunicação interna

Esse apoio à diversidade deve partir não só dos valores da empresa, mas também do comportamento dos funcionários. Trabalhe a comunicação interna valorizando o respeito às diferenças e, se necessário, promova treinamentos sobre conscientização.

Trabalhar o acolhimento entre os colaboradores é importante e essa iniciativa deve partir da organização.

Ao trabalhar a diversidade nas empresas, percebemos a construção de uma sociedade mais inclusiva, refletindo a preocupação em combater o preconceito. Claro que ainda há muito a ser feito, mas o primeiro passo para uma realidade melhor é um maior acolhimento às diferenças dentro do ambiente de trabalho.

Ofereça benefícios flexíveis

Se cada pessoa é única, é importante reconhecer que cada colaborador tem diferentes necessidades e preferências na hora de usar os benefícios da empresa. Por isso, os benefícios flexíveis podem reforçar a diversidade, impactar na qualidade de vida do colaborador e ajudar a reter talentos!

Os debates sobre diversidade dentro das empresas são uma das grandes tendências entre RHs por valorizar pessoas, assim como os benefícios flexíveis. Quer saber mais sobre? Conheça o DUCZ!

Clique para acessar a página do Ducz.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top