Skip to content
Time de trabalho usando benefícios flexíveis no café.

O que são benefícios flexíveis e quais as vantagens em oferecer

Na hora de trabalhar a atração e retenção de talentos, é preciso cuidado para que cada colaborador se sinta valorizado no ambiente de trabalho. Dessa forma, o plano de saúde, o odontológico e o VR (ou VA) não são mais suficientes – infelizmente – e entender o que são benefícios flexíveis pode te ajudar a ter sucesso nesse desafio! 

Os benefícios flexíveis são uma maneira de valorizar a equipe, permitindo maior liberdade em sua utilização quando os comparamos com aqueles mais tradicionais. Esse novo formato valoriza o estilo de vida de cada colaborador, contribuindo, ainda, para seu bem-estar e para sua felicidade pessoal. 

Para saber mais sobre o que significa benefícios flexíveis, os tipos que podem ser ofertados ao colaborador e quais as vantagens em cedê-los, continue a leitura deste artigo e confira! 

Clique e acesse o site do Ducz!O que são benefícios flexíveis? 

Como o próprio nome sugere, os benefícios flexíveis são aqueles que podem ser negociados e adaptados de acordo com os gostos, os desejos e as necessidades de cada membro da equipe. Dessa forma, a empresa pode valorizar a individualidade de cada colaborador. 

escolha dos benefícios é feita, sempre, entre empresa e funcionário, de forma que a primeira cede categorias que a pessoa pode optar por utilizar. Atualmente, essas vantagens são uma tendência mundial devido ao seu teor inovador e à adaptação para a realidade de diferentes necessidades. 

Duas pessoas apertando suas mãos. Ao fundo, um notebook.
Os benefícios flexíveis que serão utilizados pelo colaborador devem ser acordados entre ele e a empresa.

Alguns exemplos de benefícios oferecidos são plano de saúde, previdência privada, cartões de vantagens com várias categorias, bolsa de estudos, gympass e muito mais. Essas opções são disponibilizadas para o funcionário, que alinha com a empresa quais irá utilizar. 

Tipos de benefícios flexíveis 

Acima, citamos alguns benefícios flexíveis que podem ser oferecidos na sua empresa. No entanto, existem muitas opções atualmente, que devem ser definidas de acordo com o posicionamento da sua marca e, claro, do perfil de colaborador que você contrata. Conheça mais vantagens para oferecer de forma exclusiva: 

Auxílio farmácia 

Este benefício flexível pode ser oferecido à equipe de diferentes formas: por meio de cartões no estilo vale, do próprio plano de saúde – algumas organizações dão desconto em determinados estabelecimentos – e de parcerias estratégicas com farmácias da sua cidade. 

Vale cultura 

Empresas que possuem equipes destinadas a trabalhos criativos ou que possuem forte proximidade com a arte chamarão a atenção de novos colaboradores ao oferecer o vale cultura – além de agradar funcionários que já fazem parte da corporação. 

Sala de cinema com pessoas esperando pelo filme.
O vale cultura é um grande atrativo para empresas com colaboradores cujo perfil aprecia artes.

Trata-se de um valor destinado a teatro, a cinema, a livros e até a plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime. 

Seguro de vida 

Muito famoso entre empresas, o seguro de vida garante benefícios para os familiares do colaborador, que ficam amparados em casos de acidentes (que, infelizmente, podem acontecer). 

Oferecê-lo é não apenas valorizar o colaborador, como também seu círculo de convivência, visto que zelará pelo bem-estar futuro da família. Os planos de seguro de vida empresarial tendem a sair mais baratos e podem ser fechados junto a seguradoras. 

Vale combustível 

Para cidades médias e grandes, este benefício é uma grande oportunidade na hora de atrair talentos, visto que eles provavelmente se locomoverão de carro até o trabalho. 

Posto de gasolina com luzes de LED laranja na fachada.
O vale combustível é um grande benefício para cidades maiores.

Em empresas nos quais os colaboradores não possuem, em sua maioria, carros (ou outros veículos), é possível ofertar o vale transporte – ou ambos, deixando a cargo da pessoa escolher o seu. 

Auxílio creche 

Colaboradores e colaboradoras que têm filhos certamente apreciarão muito o auxílio creche, tendo em mente que precisarão deixar as crianças em algum lugar enquanto trabalham. No entanto, se sua empresa for composta, em sua maioria, por pessoas mais novas, é válido oferecer outra vantagem. 

Bolsa de estudos 

Esta opção é muito interessante, pois demonstra como sua empresa está interessada no desenvolvimento profissional e pessoal da equipeA bolsa de estudo pode ser feita em parceria com universidades e faculdades locais e canais de educação online. 

Plano de previdência privada 

A previdência privada, por ser um complemento para a social, chama a atenção de todas as idades, tendo em mente que está disponível para qualquer um. Empresas que trabalham em regime de PJ ou que possuem muito estagiários se destacarão ao oferecer este benefício. 

Gympass 

gympass é uma parceira com academias em território nacional, que fornece desconto para que seus colaboradores façam exercício em diferentes estabelecimentos.  

Pessoa levantando barra com pesos na academia.
O gympass é uma forma de zelar pela saúde física dos colaboradores.

Com o aumento da procura por bem-estar e estilo de vida de qualidade, cada vez mais pessoas estão praticando exercícios. Dessa forma, este é um grande atrativo para toda a equipe, independentemente da faixa etária. 

Plano de saúde 

Por mais que seja mais tradicional, quando oferecido ao lado de outro benefício, este pode ser considerado flexível. Trata-se de uma vantagem na qual o colaborador recebe atendimento em planos privados de saúde. 

Além disso, o plano de saúde dá desconto em determinados exames (coparticipação) e, em alguns planos, é totalmente gratuito para o colaborador. É válido pesquisar as opções disponíveis no mercado e optar por aquela que faz sentido dentro do seu planejamento financeiro. 

Plano odontológico 

Como o nome sugere, o plano odontológico é aquele no qual os colaboradores possuem vantagens quando precisam de atendimento de um dentista. 

Dentista e paciente durante atendimento.
O plano odontológico é outro benefício flexível que chama a atenção do colaborador.

Também possuem a opção de coparticipação ou de tratamentos gratuitos. Logo, é preciso pesquisar a que mais faz sentido para você, assim como o plano de saúde. 

Day off e pet day 

Por mais que estes não sejam benefícios que impactem no financeiro, também são vantagens flexíveis que chamam a atenção das pessoas. O day off é bastante comum em datas como aniversários e consiste em liberar o colaborador para que ele tenha seu dia especial. 

Já o pet day é uma data na qual as pessoas podem levar seus animais de estimação para o trabalho, ação que deixa o ambiente de trabalho mais leve e promove momentos de lazer entre a equipe. 

Caso deseje implementar o pet day, avalie sua estrutura para garantir que pode receber os animais, além de definir regras para a boa convivência entre eles e outras pessoas. 

Cartão de benefícios flexíveis 

O cartão de benefícios flexíveis é uma opção para quem quer oferecer diversas categorias em um só lugar. Ele pode ser usado em diferentes estabelecimentos, funcionando como bolsa de estudo, auxílio farmácia, vale refeição, alimentação, cultura e muito mais! 

Vantagens dos benefícios flexíveis 

Os benefícios flexíveis podem entregar diversas vantagens para o dia a dia do seu negócio, colocando-o à frente no mercado. Entenda as principais delas: 

Atração e retenção dos colaboradores 

Como citado no início do texto, os benefícios flexíveis são grandes aliados na hora de descobrir como atrair e reter talentos, pois valoriza e atende às necessidades e às demandas de cada pessoa de acordo com sua própria individualidade. 

Colaboradores ao redor do notebook sorrindo enquanto conversam.
Os benefícios flexíveis são grandes aliados na atração e na retenção de talentos.

Logo, o colaborador não precisa se encaixar em uma caixa, pois encontra o que precisa dentro do seu negócio na hora de trabalhar e amparo em seu tempo livre, seja para fazer compras, para ir ao cinema ou para praticar exercícios. 

Aumento da satisfação da equipe 

Ao oferecer benefícios que atendem aos desejos do colaborador, você aumenta a satisfação e o bem-estar dele. Dessa forma, impacta diretamente na motivação, na produtividade, no engajamento e na performance da equipe. 

Melhora no ambiente de trabalho 

Os benefícios flexíveis ajudar a melhorar o clima do ambiente de trabalho, pois garante pessoas mais felizes e realizadas durante o expediente.  

Movimentação do GTWP 

Great Place to Work (GPTW) é um prêmio que reconhece empresas que são destaques na valorização da equipe e que são saudáveis para que pessoas trabalhem. Cada vez mais, ele é reconhecido e utilizado como um diferencial na hora dos colaboradores enviarem suas inscrições para as vagas. 

Entre os critérios de uma das pesquisas do GPTW (a Culture Audit) são avaliados quesitos como autonomia dos membros da equipe e benefícios, dois pontos que as vantagens flexíveis sanam.  

A autonomia é cedida ao deixar o colaborador escolher quais vantagens deseja optar e os benefícios são justamente a categoria no qual o assunto deste artigo se encaixa. 

Em outras palavras, os benefícios flexíveis são muito positivos para o seu negócio e certamente funcionarão como um diferencial de mercado, colocando-o à frente da concorrência e como destaque no mercado de trabalho. 

Qualquer empresa pode oferecer benefícios flexíveis?

Toda e qualquer empresa pode oferecer benefícios flexíveis aos seus colaboradores. O grande ponto de atenção é estar alinhada à lei 5.452, artigo 461 da CLT.

Três mulheres reunidas ao redor de um notebook, trabalhando.
Existem necessidades legais que os benefícios devem atender, de forma que é importante pesquisá-los para evitar problemas fiscais.

O documento afirma que deve ser estabelecida uma política de benefícios igualitária para todas as pessoas que trabalham na empresa.

Para mais informações sobre, é preciso consultar o artigo 458 da mesma lei, pois não há um documento consolidando as exigências apenas dos benefícios flexíveis.

É fundamental que a empresa esteja alinhada às exigências legais, para evitar problemas trabalhistas. Portanto, consulte a equipe jurídica ou um profissional qualificado na hora de implementar os benefícios flexíveis!

Como fazer uma política de benefícios flexíveis?

Os benefícios flexíveis devem ser oferecidos aos colaboradores com os cuidados necessários. Para que não haja erros ou problemas, o ideal é que a equipe de contabilidade e de jurídico atuem junto do RH na construção da política.

Para além disso, ouvir as pessoas da empresa na hora de definir os benefícios é uma ótima prática. Assim, você garante que está oferecendo vantagens que realmente agradam os talentos.

A fim de que sua política de benefícios sejam melhor estrutrada, existem dicas importantes para montá-la:

Faça pesquisas com os colaboradores

Para ser um benefício, é preciso que o colaborador veja vantagem no que está sendo oferecido. Por isso, realizar pesquisas com as pessoas é uma excelente ideia. Ela pode ser feita por meio de formulários ou enquetes. Assim, você prioriza no que investir conforme o interesse do time.

Equipe de trabalho reunida ao redor de uma mesa, tomando café e conversando.
Falar com a equipe dará insights importantes para a hora de decidir exatamente quais benefícios implementar.

Dessa maneira, você garante que as pessoas estão valorizando o que recebem, o que ainda influencia na retenção de talentos.

Verifique obrigações legais ou coletivas

Para além das obrigações legais, que devem ser estudadas com o time jurídico antes dos benefícios serem implementações, existem necessidades coletivas, que são tomadas por sindicatos.

Pesquisar cada uma delas é fundamental para evitar complicações, como multas, processos e outras implicações trabalhistas.

Monte planos de benefícios

Os planos de benefícios são pacotes montados de acordo com os perfis de diferentes grupos de colaboradores. Para empresas grandes, é uma ótima forma de agradar o maior número de pessoas possível, garantindo que elas se sentirão representadas.

Outra ideia, evidentemente, é investir em um cartão de benefícios flexíveis, que agrupa diferentes categorias de estabelecimentos, permitindo que colaboradores decidam onde gastarão o que recebem.

Pesquise fornecedores no mercado

Com os benefícios devidamente estruturados, é hora de pesquisar fornecedores no mercado para te auxiliar na implementação das vantagens. Para além de preço, busque entender sobre o processo de suporte dessas empresas, visto que você pode precisar de ajuda em determinados momentos – e um time de suporte capacitado prestará um ótimo atendimento.

Outra boa prática é procurar por reclamações em canais como o Reclame Aqui e analisar comentários nas redes sociais, onde quem usa o benefício tende a realizar comentários (positivos e negativos).

Dessa forma, você garante que contratará fornecedores que apoiarão sua empresa, garantindo uma boa experiência para o colaborador.

Estruture um processo de gestão de benefícios

Gestão de benefícios significa definir quais serão os benefícios e como eles serão incluídos nos pacotes dos colaboradores. Dessa forma, você cuida para que imprevistos, descontos e prejuízos aconteçam.

Conheça o DUCZ 

O DUCZ é um cartão de benefícios flexíveis que possui variadas categorias com vantagens aos colaboradores: alimentação/refeição, mobilidade, home office, cultura, qualidade de vida, educação e muito mais!  

As categorias disponíveis para a equipe são previamente selecionadas pela equipe de Recursos Humanos ou pelo Departamento Pessoal, assim como quanto pode ser gasto em cada uma delas. 

Para saber mais sobre o DUCZ, uma marca com know-how de mais de 12 anos em Gestão de Pessoas e desenvolvida pelo Grupo DB1, clique na imagem abaixo! 

Clique para acessar a página do Ducz.

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top