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Como realizar um processo de recrutamento eficiente?

Recrutar pessoas é uma das tarefas mais complexas dentro do setor de Recursos Humanos. É necessário pensar cada etapa com cuidado e estratégia, a fim de garantir a seleção do melhor candidato possível para a vaga em questão. Continue o texto e descubra como fazer um processo de recrutamento realmente eficaz!

O que é recrutamento? 

O processo de recrutamento e seleção faz parte da dinâmica de toda empresa, sendo responsável por atrair talentos para as vagas disponíveis na organização. 

Trata-se de um procedimento complexo, dividido em algumas etapas e que conta com o apoio de diferentes profissionais. Já o recrutamento propriamente dito consiste somente na admissão de um(a) novo(a) funcionário(a). 

Quais os tipos de recrutamento? 

Veja, a seguir, os principais tipos de recrutamento. Sabendo dos prós e contras de cada um, é papel do RH e do gestor definir qual o mais indicado para a vaga anunciada.

Mulheres conversando durante uma das etapas do processo de recrutamento.
Cada tipo de recrutamento tem sua particularidade. O ponto em comum é justamente a busca por um novo(a) colaborador(a) que cumpra, ao máximo, os requisitos da vaga.

Recrutamento interno 

Ocorre quando a empresa deseja preencher a(s) vaga(s) com pessoas que já trabalham nela, através de promoção, transferência ou remanejamento. Este é o tipo mais rápido e econômico de recrutamento, que também pode ser baseado nas definições de um plano de carreira. 

Recrutamento externo 

O preenchimento de vagas se dá com candidatos externos, sem qualquer vínculo com a organização e que possam agregar valor, com suas habilidades e competências, à equipe. É o tipo de processo seletivo mais comum. 

Recrutamento misto 

Consiste na união dos dois modelos anteriores, geralmente utilizado por grandes e médias empresas. Visa encontrar os melhores candidatos às vagas, independentemente de eles serem profissionais disponíveis no mercado ou funcionários efetivados que buscam por novas oportunidades. 

Quais as etapas do processo? 

Antes de dar início à operacionalização, é necessário definir todo o processo de recrutamento e seleção, passo a passo; desde a descrição do cargo até o preenchimento da vaga. Confira, abaixo, algumas dicas sobre as etapas fundamentais. 

Planeje as vagas 

Pense em uma descrição motivadora; em um título que chame a atenção do público-alvo; liste os requisitos (obrigatórios e desejáveis) para quem desejar ocupar a vaga; e inclua um breve resumo sobre a empresa. Selecione também quais as estratégias de marketing mais pertinentes ao seu objetivo, seguindo o direcionamento da sua marca empregadora. 

Atraia o público certo 

Para obter sucesso na divulgação, escolha corretamente os meios de comunicação utilizados. O LinkedIn, por exemplo, é uma rede social focada especialmente na vida profissional dos usuários, ideal para estabelecer contatos e descobrir ou impulsionar oportunidades de crescimento. 

Identifique os melhores candidatos 

Diante do tempo limitado para realizar cada fase do processo, otimizar a análise de currículos é de extrema importância. Na triagem de candidatos, observe quais deles estão de acordo com o que a empresa espera, comparando suas aptidões com a própria vaga. Em caso de indicações, aja de forma imparcial, priorizando sempre a eficiência profissional.

Faça uma entrevista estruturada 

As perguntas do roteiro devem ser previamente elaboradas e igualmente aplicadas entre os selecionados. Assim, as respostas são mais objetivas e justas. Dentre os assuntos abordados, priorize: 

  • Código de cultura organizacional; 
  • Alinhamento de expectativas (da empresa e do candidato); 
  • Perguntas comportamentais, situacionais e técnicas.
Profissionais realizando entrevista em um processo de recrutamento.
Quanto maior a assertividade nesse momento, seja de forma presencial ou on-line, maiores as chances de uma contratação.

Analise indicadores 

Os indicadores de RH (os chamados KPIs) são métricas que ajudam a medir o desempenho da área. Por meio deles, é possível entender que processos podem e devem ser melhorados. Analisá-los durante o recrutamento é uma forma de entender as metas envolvidas com aquela contratação, de modo a indicar o caminho certo para tomar decisões, sempre com base em dados. 

Defina a faixa salarial 

O salário pode ser exposto no momento da divulgação da vaga ou somente ao final das etapas da seleção. É importante pesquisar o mercado e oferecer uma remuneração condizente não só com o perfil e a formação dos candidatos, mas também com a realidade daqueles que já estão contratados, para não gerar frustração na equipe. Nesse momento, mostrar os benefícios que serão ofertados pode fazer toda a diferença, principalmente se eles forem flexíveis e atrativos. 

Que profissionais podem atuar no recrutamento? 

Para cumprir com os objetivos do processo de recrutamento e seleção, é importante contar com diferentes profissionais, cada um com sua experiência e aptidão. São eles: 

  • Headhunter 
  • Recrutador 
  • Analista de Recrutamento e Seleção 
  • Business Partner
  • Psicólogo
Profissionais de diferentes áreas conversando sobre os candidatos do processo de recrutamento.
Dependendo do tamanho da empresa, vale a pena subdividir as responsabilidades entre os cargos, para garantir uma análise mais precisa.

Vantagens de um recrutamento eficiente 

Um processo de seleção e recrutamento realmente eficiente é capaz de trazer algumas vantagens à organização, tanto do ponto de vista externo quando do interno. 

Diminuição de custos e esforços 

O recrutamento em si gera custos que podem impactar nas finanças da empresa. Em um cenário ideal, a contratação surge como uma compensação pelo investimento feito, considerando uma relação saudável de custo-benefício. Além disso, ao captar um bom funcionário, ganha-se em tempo, esforço e dedicação. 

Fortalecimento do negócio 

De modo geral, fazer um investimento correto é sempre vantajoso. Uma equipe capacitada, desenvolvida, motivada e engajada tende a aprimorar seu desempenho e a trazer resultados cada vez mais positivos e impactantes para a empresa, fortalecendo não só sua reputação e imagem no mercado, mas também os valores e princípios que guiam sua própria cultura. 

Redução do turnover 

O termo “turnover” refere-se à rotatividade da empresa. Quando esse índice está muito alto, a solidez da imagem da organização se vê comprometida – pois se vários profissionais optam por deixar determinado lugar, este é um sinal de que falta qualidade nesse ambiente de trabalho. 

Em um recrutamento bem estruturado, as chances de escolher um colaborador qualificado e alinhado às expectativas da função são maiores, reduzindo, assim, os riscos de desligamento. 

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Apaixonada por Comunicação e suas inúmeras possibilidades. Trabalha com redação criativa, copywriting, storytelling e técnicas de SEO. Enxerga a escrita como uma forma de aprender e de transmitir conhecimento a outras pessoas.

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