skip to Main Content

Employee experience: o que é e quais seus benefícios

O mercado de trabalho já não é o mesmo de 10 anos atrás. Diante de tantas tendências em constante movimento, o RH deve manter-se estratégico, com atenção especial para as pessoas que compõem os diversos times de uma empresa. Prossiga a leitura para conhecer o employee experience: o que é, como funciona e que vantagens sua implantação pode trazer ao local de trabalho. 

O que é employee experience? 

Primeiramente, vamos entender o conceito de employee experience: tradução e significado. Em português, essa expressão equivale à “experiência do colaborador”; como o próprio nome sugere, trata-se de um método que tem como principal objetivo promover a evolução e o bem-estar de cada funcionário da organização. 

Por que a experiência do colaborador é importante? 

O employee experience (também conhecido como EX) tem como base a contínua melhoria da experiência do colaborador, impactando diretamente a carreira de inúmeros profissionais e o seu contato com a empresa em questão. Em outras palavras, o trabalhador se vê no centro de ações que colocam suas necessidades em primeiro lugar. Por isso, é correto afirmar que essa estratégia de Gestão de Pessoas importa não só por aplicar, na prática, os valores organizacionais; mas principalmente por trazer uma série de benefícios aos envolvidos (empregador e empregado), como veremos a seguir. 

Vantagens do employee experience 

Quando aplicado com planejamento e assertividade, o employee experience traz vantagens competitivas à empresa responsável. Confira abaixo alguns desses diferenciais: 

Colaborador satisfeito com a empresa onde trabalha, graças ao employee experience.
A preocupação com o bem-estar dos colaboradores faz toda a diferença no dia a dia de trabalho.

Mais engajamento e produtividade 

No momento em que os colaboradores se sentem valorizados e visualizam chances de crescimento em suas carreiras, se dedicam ainda mais em cada entrega de resultados, fomentando a própria produtividade e assegurando maior engajamento. 

Aumento da satisfação no trabalho 

A satisfação no trabalho vai muito além de aspectos financeiros, pois diz respeito a como o colaborador se enxerga e se relaciona dentro daquela empresa. É um indicador importante para toda e qualquer organização, considerando que um time satisfeito tende a “vestir a camisa” e, consequentemente, produzir mais e melhor. 

Fortalecimento da marca empregadora 

Investir na experiência do funcionário significa validar o que a marca empregadora propaga, isto é, fortalecer a imagem de que aquela empresa é um bom lugar para se trabalhar, tornando-a mais atrativa no que se refere à captação de profissionais que buscam melhores oportunidades no mercado. 

Queda do turnover 

Quando alto, o índice de rotatividade de uma empresa (que baseia-se nas taxas de entrada e saída de colaboradores) enfraquece a cultura organizacional, gera custos e desmotivação. Em contrapartida, o turnover reduzido é consequência da retenção de talentos, que garante, enfim, a manutenção de uma mão-de-obra qualificada. 

Como implantar employee experience? 

Uma vez entendido o conceito de employee experience, que passos a Gestão de Pessoas deve seguir rumo ao aprimoramento da vivência de seus colaboradores? Leia nossas dicas e descubra! 

Ouça os colaboradores 

Antes de aplicar qualquer estratégia, é necessário conhecer as necessidades e preferências dos colaboradores, tanto na esfera individual quanto na coletiva. Praticar a escuta também faz parte de uma cultura de feedback. Por isso, atente-se ao que sua equipe tem a dizer. 

Colaborador conversando com profissional de RH sobre suas expectativas relacionadas à empresa.
Quanto mais informações o RH captar dos colaboradores, maiores as chances de eficácia do employee experience.

Promova a qualidade de vida no trabalho 

O que o setor de RH deve sempre buscar é a promoção da qualidade de vida, aliada à construção de um ambiente de trabalho tranquilo, saudável, seguro e agradável, em harmonia com as expectativas daqueles que fazem da empresa a sua “segunda casa”. 

Alinhe interesses 

Depois de saber os desejos profissionais dos trabalhadores, cabe ao RH alinhá-los aos anseios da empresa, sempre levando em conta os pilares de sua cultura organizacional e seus valores corporativos. Somente com essa sintonia estabelecida, o employee experience pode proporcionar bons resultados. 

Conheça o DUCZ 

Oferecer benefícios flexíveis é um tipo de ação que pode fazer parte da evolução da experiência do colaborador, considerando que ela promove a autonomia (através do uso das diferentes categorias), respeitando a história, as necessidades e as demandas de cada funcionário. Nesse sentido, o DUCZ surge como um grande aliado dessa metodologia, levando em conta seu teor inovador e as possibilidades oferecidas pela solução. Clique na imagem abaixo para saber mais!Impulsione a experiência dos seus colaboradores com DUCZ!

Compartilhe:

Apaixonada por Comunicação e suas inúmeras possibilidades. Trabalha com redação criativa, copywriting, storytelling e técnicas de SEO. Enxerga a escrita como uma forma de aprender e de transmitir conhecimento a outras pessoas.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top