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O que é People Analytics e como aplicar na sua empresa

Algumas metodologias da área de Gestão de Pessoas chegaram para ficar. Sua implantação tem o intuito de otimizar processos, atrair e reter talentos e, de forma geral, transformar o RH, tornando-o o mais estratégico possível. Como exemplo, podemos citar a compreensão do que é Pleople Analytics, uma das grandes inovações do setor.

Com a necessidade de, cada vez mais, ser pautado em dados, o RH está passando por grandes transformações, que melhoram processos, facilitam atividades e demonstram o valor da área para a sustentabilidade (a curto, médio e longo prazo) da empresa.

Nesse texto, você entende melhor o que é People Analytics e, principalmente, quais suas vantagens e como implementá-lo no seu negócio, a fim de que ele fique dentro das melhores práticas de gestão de pessoas.

Clique e baixe o infográfico!People Analytics: o que é? 

Vamos começar entendendo o conceito de People Analytics (tradução e significado). Chamada em português de “análise de pessoas” ou “análise de talentos”, trata-se de uma metodologia que tem o objetivo de, como o próprio nome sugere, analisar pessoas – ou, mais especificamente, os dados a ela relacionados, quando dentro de uma organização. Com ela, é possível acompanhar, de forma transparente e imediata, fatores individuais de desenvolvimento, como engajamento, produtividade e satisfação no trabalho. 

Como funciona? 

Como forma de introdução ao People Analytics, podemos afirmar que ele ocorre, basicamente, através de uma série de etapas, sendo elas: 

  • Coleta de informações, por meio de formulário, exame de currículo ou mesmo pesquisa nas redes sociais; 
  • Análise dos dados apurados, a fim de identificar aptidões, possíveis lideranças, fraquezas e outras particularidades; 
  • Modelagem, que se dá pelo entrecruzamento entre todas as variáveis apanhadas, para buscar conexões (entre pontos fortes e necessidades, por exemplo) e pensar nas melhores formas de beneficiar a empresa e enriquecer a experiência do colaborador. 

Vale lembrar que em todas as fases descritas, o uso da tecnologia se torna um grande aliado, pois promove a inovação e a transformação digital no contexto corporativo. 

Vantagens do People Analytics 

As práticas de People Analytics nas organizações brasileiras constituem uma tendência de mercado porque impactam diretamente a gestão do RH, ao mesmo tempo em que garantem benefícios para toda a empresa. Confira-os a seguir: 

Ações estratégicas 

Informações estruturadas permitem a adoção de estratégias bem direcionadas e tomadas de decisão mais assertivas para o seu negócio. Viabilizar planejamentos com base em dados e indicadores minimiza a ocorrência de erros e, por consequência, torna a sua gestão mais competitiva.

Profissional de RH elaborando estratégias com base nas informações captadas graças ao People Analytics.
O acesso à informação é fundamental para o levantamento de estratégias e suas respectivas execuções.

Análise de falhas 

Com a análise de pessoas (e, consequentemente, de suas entregas e resultados), eventuais erros, equívocos e pontos de desmotivação podem ser identificados e tratados da melhor maneira, zelando sempre pelo bom andamento das atividades e pela produtividade do time. 

Aumento do desempenho 

Para que as equipes alcancem a alta performance, analisar as demandas, o nível de engajamento e os resultados entregues é primordial, assim como acompanhar relatórios e métricas. Mais que isso, o People Analytics permite que características individuais (como preferências e objetivos de cada colaborador) também sejam levadas em conta, a fim de gerar uma orientação focalizada, junto a treinamentos mais eficientes para potencializar desempenhos. 

Contratações alinhadas 

O uso de People Analytics em processos de seleção e recrutamento faz toda a diferença. Através desse método, a marca empregadora pode traçar um perfil de colaborador ideal, com base em suas atuais necessidades; e em seguida, avaliar os candidatos, a partir justamente do modelo pautado – alinhando, assim, suas próprias expectativas ao que o profissional pode oferecer. 

Retenção de profissionais 

Diante de admissões mais assertivas, o índice de turnover tende a cair, colaborando para a manutenção de um clima organizacional saudável e motivador. A retenção de talentos surge, nesse contexto, como consequência positiva, assegurando a presença de profissionais aculturados e qualificados nas equipes, bem como impactando setores além da área de Gestão de Pessoas. 

Redução de custos 

O departamento financeiro também é diretamente afetado pela queda de rotatividade. Sem os gastos envolvidos nos processos de desligamento e de recrutamento, a empresa pode empregar seus recursos em outras iniciativas, mais voltadas para o desenvolvimento interno e o aprimoramento de carreiras. 

Como implantar? 

Agora que você já sabe os benefícios oferecidos pelo People Analytics e sua aplicação no RH, descubra que passos seguir para implantar este método em sua empresa, com transparência e eficácia: 

Avalie os dados disponíveis 

Ainda que as informações que você tem à disposição agora sejam limitadas, elas funcionarão como ponto de partida para insights futuros. Mapear pelo menos um problema de negócio, para tentar resolvê-lo a partir do envolvimento de setores variados, é o primeiro passo para obter dados relevantes e mapear as próximas ações. 

Prepare a equipe 

Não deixe seu time no escuro! Antes de implementar esta ou qualquer outra estratégia, é essencial manter a comunicação em dia, falando sobre as iniciativas que serão realizadas, abrindo espaço para discussão e, quando preciso, oferecendo treinamentos referentes aos novos processos estabelecidos. Assim todos se sentem preparados, incentivados e seguros o suficiente para lidar com as novidades.

Colaborador explicando suas percepções individuais para profissional de RH.
Alinhe a comunicação com sua equipe, levando em conta o que cada colaborador tem a mostrar ou dizer.

Identifique as necessidades da empresa 

Não adianta mergulhar em análises sem definir um plano de ações práticas, que possam ser executadas a partir do que foi coletado nas observações. Não fique só na teoria! Comece detectando as necessidades da empresa, de preferência as mais urgentes, e concentrando-se na busca pela solução – que, inclusive, também pode oferecer insumos relacionados a outras questões corporativas. 

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Apaixonada por Comunicação e suas inúmeras possibilidades. Trabalha com redação criativa, copywriting, storytelling e técnicas de SEO. Enxerga a escrita como uma forma de aprender e de transmitir conhecimento a outras pessoas.

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