Skip to content

O que é People Analytics e como aplicar na sua empresa

Algumas metodologias da área de Gestão de Pessoas chegaram para ficar. Sua implantação tem o intuito de otimizar processos, atrair e reter talentos e, de forma geral, transformar o RH, tornando-o o mais estratégico possível. Como exemplo, podemos citar a compreensão do que é Pleople Analytics, uma das grandes inovações do setor.

Com a necessidade de, cada vez mais, ser pautado em dados, o RH está passando por grandes transformações, que melhoram processos, facilitam atividades e demonstram o valor da área para a sustentabilidade (a curto, médio e longo prazo) da empresa.

Nesse texto, você entende melhor o que é People Analytics e, principalmente, quais suas vantagens e como implementá-lo no seu negócio, a fim de que ele fique dentro das melhores práticas de gestão de pessoas.

Clique e baixe o infográfico!People Analytics: o que é? 

Vamos começar entendendo o conceito de People Analytics (tradução e significado). Chamada em português de “análise de pessoas” ou “análise de talentos”, trata-se de uma metodologia que tem o objetivo de, como o próprio nome sugere, analisar pessoas – ou, mais especificamente, os dados a ela relacionados, quando dentro de uma organização. Com ela, é possível acompanhar, de forma transparente e imediata, fatores individuais de desenvolvimento, como engajamento, produtividade e satisfação no trabalho. 

Como funciona? 

Como forma de introdução ao People Analytics, podemos afirmar que ele ocorre, basicamente, através de uma série de etapas, sendo elas: 

  • Coleta de informações, por meio de formulário, exame de currículo ou mesmo pesquisa nas redes sociais; 
  • Análise dos dados apurados, a fim de identificar aptidões, possíveis lideranças, fraquezas e outras particularidades; 
  • Modelagem, que se dá pelo entrecruzamento entre todas as variáveis apanhadas, para buscar conexões (entre pontos fortes e necessidades, por exemplo) e pensar nas melhores formas de beneficiar a empresa e enriquecer a experiência do colaborador. 

Vale lembrar que em todas as fases descritas, o uso da tecnologia se torna um grande aliado, pois promove a inovação e a transformação digital no contexto corporativo. 

Vantagens do People Analytics 

As práticas de People Analytics nas organizações brasileiras constituem uma tendência de mercado porque impactam diretamente a gestão do RH, ao mesmo tempo em que garantem benefícios para toda a empresa. Confira-os a seguir: 

Ações estratégicas 

Informações estruturadas permitem a adoção de estratégias bem direcionadas e tomadas de decisão mais assertivas para o seu negócio. Viabilizar planejamentos com base em dados e indicadores minimiza a ocorrência de erros e, por consequência, torna a sua gestão mais competitiva.

Profissional de RH elaborando estratégias com base nas informações captadas graças ao People Analytics.
O acesso à informação é fundamental para o levantamento de estratégias e suas respectivas execuções.

Análise de falhas 

Com a análise de pessoas (e, consequentemente, de suas entregas e resultados), eventuais erros, equívocos e pontos de desmotivação podem ser identificados e tratados da melhor maneira, zelando sempre pelo bom andamento das atividades e pela produtividade do time. 

Aumento do desempenho 

Para que as equipes alcancem a alta performance, analisar as demandas, o nível de engajamento e os resultados entregues é primordial, assim como acompanhar relatórios e métricas. Mais que isso, o People Analytics permite que características individuais (como preferências e objetivos de cada colaborador) também sejam levadas em conta, a fim de gerar uma orientação focalizada, junto a treinamentos mais eficientes para potencializar desempenhos. 

Contratações alinhadas 

O uso de People Analytics em processos de seleção e recrutamento faz toda a diferença. Através desse método, a marca empregadora pode traçar um perfil de colaborador ideal, com base em suas atuais necessidades; e em seguida, avaliar os candidatos, a partir justamente do modelo pautado – alinhando, assim, suas próprias expectativas ao que o profissional pode oferecer. 

Retenção de profissionais 

Diante de admissões mais assertivas, o índice de turnover tende a cair, colaborando para a manutenção de um clima organizacional saudável e motivador. A retenção de talentos surge, nesse contexto, como consequência positiva, assegurando a presença de profissionais aculturados e qualificados nas equipes, bem como impactando setores além da área de Gestão de Pessoas. 

Redução de custos 

O departamento financeiro também é diretamente afetado pela queda de rotatividade. Sem os gastos envolvidos nos processos de desligamento e de recrutamento, a empresa pode empregar seus recursos em outras iniciativas, mais voltadas para o desenvolvimento interno e o aprimoramento de carreiras. 

Como implantar? 

Agora que você já sabe os benefícios oferecidos pelo People Analytics e sua aplicação no RH, descubra que passos seguir para implantar este método em sua empresa, com transparência e eficácia: 

Avalie os dados disponíveis 

Ainda que as informações que você tem à disposição agora sejam limitadas, elas funcionarão como ponto de partida para insights futuros. Mapear pelo menos um problema de negócio, para tentar resolvê-lo a partir do envolvimento de setores variados, é o primeiro passo para obter dados relevantes e mapear as próximas ações. 

Prepare a equipe 

Não deixe seu time no escuro! Antes de implementar esta ou qualquer outra estratégia, é essencial manter a comunicação em dia, falando sobre as iniciativas que serão realizadas, abrindo espaço para discussão e, quando preciso, oferecendo treinamentos referentes aos novos processos estabelecidos. Assim todos se sentem preparados, incentivados e seguros o suficiente para lidar com as novidades.

Colaborador explicando suas percepções individuais para profissional de RH.
Alinhe a comunicação com sua equipe, levando em conta o que cada colaborador tem a mostrar ou dizer.

Identifique as necessidades da empresa 

Não adianta mergulhar em análises sem definir um plano de ações práticas, que possam ser executadas a partir do que foi coletado nas observações. Não fique só na teoria! Comece detectando as necessidades da empresa, de preferência as mais urgentes, e concentrando-se na busca pela solução – que, inclusive, também pode oferecer insumos relacionados a outras questões corporativas. 

Se você, RH, gostou desse conteúdo, prepare-se para conhecer o DUCZ – uma ferramenta de gestão digital que oferece benefícios flexíveis aos colaboradores e apoia iniciativas inovadoras, priorizando o bem-estar dos trabalhadores e a consolidação da sua marca no mercado. Clique na imagem abaixo para entrar em contato e conferir, na íntegra, que vantagens podemos oferecer ao seu negócio!

Ganhe destaque no mercado com o DUCZ!

Equipe Ducz

Comments (0)

Deixe um comentário

Back To Top
Política de Cookies

Política de Cookies DUCZ

O que são Cookies

Como é prática comum em quase todos os sites profissionais, este site usa cookies, que são pequenos arquivos baixados para o seu computador, para melhorar a sua experiência. Esta página descreve quais informações eles coletam, como as usamos e por que às vezes precisamos armazenar esses cookies. Também compartilharemos como você pode evitar que esses cookies sejam armazenados, no entanto, isso pode diminuir ou 'quebrar' certos elementos da funcionalidade do site.

Como usamos Cookies

Usamos cookies por vários motivos detalhados abaixo. Infelizmente, na maioria dos casos, não há opções padrão da indústria para desabilitar cookies sem desabilitar completamente a funcionalidade e os recursos que eles adicionam a este site. É recomendável que você deixe todos os cookies se não tiver certeza se precisa deles ou não, caso sejam usados para fornecer um serviço que você usa.