skip to Main Content

Ações de endomarketing: exemplos práticos para sua empresa

É sabido que o maior recurso de uma empresa é o seu capital humano. As pessoas que atuam em determinada organização são as responsáveis diretas por seu crescimento e pelos resultados entregues; por isso, respeitá-las, valorizá-las e engajá-las é essencial. Leia o texto, confira na íntegra alguns exemplos de ações de endomarketing e entenda por que sua aplicação é tão necessária para o mercado de trabalho. 

Endomarketing: o que é? 

Vamos começar entendendo o que é endomarketing (conceito e como funciona). Em resumo, trata-se de um conjunto de práticas voltadas para o público interno de uma empresa, isto é, seus funcionários. 

Em um contexto de Gestão Pessoal, entende-se que os trabalhadores são os clientes primários de uma marca ou organização, sendo tão importantes quanto aqueles “de fora”, que compõem o seu público externo. 

Assim, essas estratégias devem ser aplicadas visando, dentre outros benefícios, a valorização de pessoas e a manutenção da qualidade de vida no trabalho. 

Exemplos de ações de endomarketing 

A implantação desse marketing interno gera vantagens tanto para a empresa quanto para seus colaboradores. Confira a seguir alguns exemplos de endomarketing e entenda, na prática, de que forma eles podem impulsionar a atuação do RH: 

Cursos e treinamentos 

Oferecer capacitação ao time é uma ótima maneira de desenvolver pessoas e de garantir a entrega de melhores resultados. 

Mais que isso, ao qualificar equipes, a empresa impacta diretamente a jornada de evolução desses profissionais dentro do ambiente corporativo, abrindo espaço para a consolidação de planos de carreiras. 

Integração entre funcionários 

Através de eventos de integração (como happy hours, dias temáticos e outros momentos de confraternização), é possível não só comemorar metas batidas, mas também deixar o clima mais leve e agradável, por meio da diversão e da descontração. 

Equipe composta de homens e mulheres conversando em frente a um papel repleto de gráficos.
Proporcionar momentos de lazer em equipe, longe da pressão da rotina de trabalho, é uma ótima forma de fortalecer laços.

Em situações como estas, é importante que os colegas possam interagir mais espontaneamente, indo além do networking, pois a criação de laços e até mesmo de amizades afeta diretamente as relações de trabalho. 

Bônus e recompensas 

Trabalhar com premiações, gratificações, incentivos e bonificações significa valorizar e reconhecer os esforços dos colaboradores, ao mesmo tempo em que se estimula sua produtividade. 

Mais do que simplesmente recompensar, esse tipo de ação reforça a importância do conhecimento e da experiência do funcionário para a empresa. 

Política de benefícios 

A implantação de benefícios trabalhistas – principalmente os opcionais, que vão além daqueles que a legislação considera obrigatórios – permite o auxílio ao colaborador em diversas áreas de sua vida. 

Um cartão de benefícios flexíveis, por exemplo, pode ser caracterizado pelo foco particular e individual na experiência do trabalhador, que tem liberdade e autonomia para adaptar o saldo disponibilizado aos seus gostos e necessidades. 

Cultura e ambiente inovadores 

A própria definição de endomarketing (significado e aplicação prática) surge como um modelo de gestão inovadora, pautada no desenvolvimento de pessoas e em um posicionamento mais estratégico por parte das empresas, capaz não só de estruturar processos e acompanhar mudanças, mas de preservar a saúde (física e mental) do colaborador, mantendo um ambiente de trabalho acolhedor, sempre em alinhamento à cultura organizacional. 

Por que é importante? 

Após ter contato com alguns exemplos de estratégias, é fundamental entender os efeitos gerados pela execução dessas ações de endomarketing. Prossiga a leitura e descubra mais benefícios trazidos às organizações por meio do cuidado e da atenção especial para com seu público interno!

Equipe ao redor de mesa com papéis em cima.
Mais que um diferencial, o endomarketing é uma necessidade comum a todas as empresas.

Mais motivação 

Motivação e engajamento são elementos cruciais para o bom andamento de qualquer jornada de trabalho, visto que eles determinam o grau de envolvimento do colaborador com suas demandas.  

Uma equipe desmotivada, por exemplo, é fruto de um descontentamento coletivo, que poderia ser evitado através justamente de um plano de ação pontual que identifique pontos de melhoria, forneça soluções e engaje seus talentos. 

Clique e baixe o infográfico sobre pilares da motivação gratuitamente!Comunicação fortalecida 

Comunicação interna e endomarketing, quando trabalhados em conjunto, tendem a fortalecer a empresa como um todo, diante da harmonia e da união estabelecida entre os setores. 

A cultura de feedback, especificamente, facilita esse diálogo, por meio de direcionamentos estruturados, maduros e construtivos – que minimizam conflitos e favorecem a cooperação entre funcionários. 

Objetivos alinhados 

Estabelecer metas é tão importante quanto motivar e incentivar. Uma gestão transparente, que transmite ao colaborador o que a empresa espera dele, faz com que ele seja mais capaz de atingir esses objetivos, ao mesmo tempo em que suas expectativas pessoais também são respeitadas. Dessa forma, à medida que ambos os propósitos vão se alinhando, sua performance se torna cada vez mais direcionada, orientada por resultados. 

Senso de pertencimento 

O bem-estar proporcionado pela implantação do endomarketing é capaz não só de atrair novos talentos para a organização, mas de potencializar o sentimento de pertencimento daqueles que já fazem parte dela. 

Homem negro ao celular, olhando para o computador. Ao fundo, equipe de trabalho conversando.
Um dos principais objetivos do endomarketing é fazer com que as pessoas sintam que realmente fazem parte daquela empresa.

Com isso, a própria marca empregadora também sai ganhando, pois seus colaboradores acabam disseminando os valores e comportamentos que sustentam a empresa, comprovando a efetividade de sua cultura. 

Queda do turnover 

A diminuição da rotatividade e a retenção de profissionais são consequências diretas do aumento da satisfação promovido pelas estratégias de endomarketing. Isto ocorre porque, ao criar um ambiente de trabalho saudável e agradável, os trabalhadores tendem a permanecer na empresa, fortificando vínculos e aprimorando seus próprios desempenhos. 

Gostou deste conteúdo? Então conheça o DUCZ: um cartão de benefícios flexíveis capaz de atuar como grande aliado na promoção de ações de endomarketing, com respeito às escolhas, às necessidades e à história de cada funcionário. Valorizar pessoas é o nosso forte! Clique na imagem abaixo para entrar em contato e saber mais a respeito. 

Clique e acesse agora o site do DUCZ.

Compartilhe:

Entusiasta da língua, da linguagem e da literatura. Escreve desde os 8 anos de idade, anda sempre com um livro, é movido por arte e encontrou no marketing de conteúdo a oportunidade de aprendizado constante.

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Back To Top