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Homens analisando dados dos colaboradores impressos para dar bonificação por resultados.

Bonificação por resultados: entenda como funciona

Quem trabalha feliz, trabalha melhor. Isso é o que dizem muitos gurus de negócios por aí e até que eles têm mesmo razão. Para ter sucesso nesse desafio (que muitas vezes não é simples de oferecer para os colaboradores) é oferecer bonificação por resultados!  

Estudos realizados pela Universidade de Warwick, do Reino Unido, mostram que colaboradores felizes são cerca de 12% mais produtivos; da mesma forma, uma pesquisa da Universidade da Califórnia aponta aumento de 37% nas vendas quando os colaboradores estão satisfeitos com a empresa em que atuam.   

Nada melhor do que se sentir confortável e realizado em seu próprio emprego. Um excelente incentivo para a produtividade e resiliência na busca por bônus e reconhecimento.  

Clique e baixe o infográfico!Mas como manter os colaboradores engajados e motivados a vestir sempre mais a camisa da empresa? Para responder iremos destacar uma ação cada vez mais comum: a bonificação por resultados.  

Afinal, o que é bonificação por resultados? Sistema de recompensas? Como isso influencia no fortalecimento de marca empregadora e na retenção de talentos 

Continue lendo e encontre, neste texto, como funciona a estratégia de bonificação salarial, qual incentivo ela traz para a satisfação dos colaboradores e mais.  

O que é bonificação por resultados?  

Em poucas palavras podemos dizer que o significado de uma bonificação gira em torno de uma estratégia de RH para reter e engajar colaboradores em uma empresa. 

Homem e mulher olhando para prancheta com papéis. À frente deles, um notebook.
A bonificação por resultados é uma das grandes tendências para retenção de colaboradores.

É um reconhecimento, podendo ser em dinheiro ou prêmios, destinado à colaboradores que superaram as expectativas de resultados. Isso é o que significa bonificação. 

Por exemplo: se um vendedor conseguiu alcançar resultados além das expectativas da empresa, teve resiliência e ajudou a motivar a equipe, ele pode receber bonificação por metas atingidas 

A ideia é que os colaboradores, após receberem tal reconhecimento, se sintam cada vez mais motivados a repetir esses feitos. Assim, se cria uma rede de incentivo com o principal objetivo de gerar colaboradores engajados em resultados além do esperado.  

Vale lembrar, ainda, que o bônus não é a mesma coisa que outros benefícios (como vale-alimentação e transporte). 

Prevista em Lei, a bonificação por resultados tende a contribuir para um melhor clima corporativo e retenção de talentos. Por isso, pense em uma estratégia estruturada, que funcione para toda a equipe.  

Como funciona? 

Existem diversas formas de estruturar uma bonificação por resultados, inclusive vale lembrar que não precisa ser necessariamente ligada a valores monetários.

Mulher analisando dados e gráficos impressos.
É importante analisar e estudar o tipo de bonificação que será dada ao colaborador, para que ela fique de acordo com a lei.

Para te ajudar, separamos algumas formas de bonificar colaboradores bem-sucedidos mais utilizadas pelas empresas.  

Bônus por performances  A medida que os níveis de produtividade aumentam, os resultados são alcançados, a bonificação é realizada.  
Comissão  Parcelas dos lucros de uma empresa que são pagas a colaboradores que batem as metas.  
Bonificação fixa  Valor adicional ao salário fixo do colaborador.  
Bônus sazonal   Bônus distribuídos para colaboradores em épocas específicas como Natal e Ano-Novo. 
Bonificação por metas atingidas de equipe  Neste caso, a equipe costuma ser dividida em times. Cada time focado em atingir um resultado e, caso as metas sejam atingidas, todo o time é bonificado.  

Por que é importante?  

A bonificação por metas atingidas traz uma série de benefícios para a empresa. Entenda mais sobre os principais deles! 

Satisfação no trabalho 

Propósito é fundamental, mas a bonificação para funcionários como um reconhecimento do esforço realizado é primordial para manutenção da satisfação dos colaboradores.  

Assim o sentimento de ser recompensado pelo empenho e energia demandada no trabalho se mantém vivo e, com ele, a gratidão, respeito e admiração pela empresa.  

Motivação e engajamento 

Lado a lado com a satisfação vem a motivação! Quando temos reconhecimento pelo que fazemos, automaticamente temos incentivo para uma postura de querer sempre suprir essas expectativas.  

Equipe de cinco pessoas com homens e mulheres, sorrindo um para o outros, no trabalho.
Equipes valorizadas tendem a trabalhar mais contentes, o que impacta diretamente na produtividade.

Com isso, desenvolvemos maior foco no alcance de metas, engajamento com as demandas e também com a equipe, servindo de inspiração 

Aumento da produtividade 

Um colaborador satisfeito e motivado é sinônimo de alta na produtividade. É aquilo que dizem: quem é feliz, é focado! 

Por isso também é importante compartilhar essa evolução com os colaboradores e fazer reuniões para apresentar a evolução no empenho. Traga gráficos com a melhora dos resultados, a maior rapidez na entrega de demandas etc. Isso tende a funcionar como um combustível extra de incentivo para seguirem em crescimento.  

Clima organizacional 

A empresa é um organismo vivo e tudo o que fazemos dentro dela pode refletir nos demais integrantes de uma equipe.  

Com os altos índices de produtividade e motivação não é diferente. Se um faz, inspira milhares de outros. Logo, em médio prazo, mais colaboradores se sentirão empenhados e focados no alcance de metas, melhores entregas etc.  

Retenção de talentos 

Se falamos de milhares empenhados, falamos em milhares satisfeitos e motivados, o que significa uma redução significativa na rotatividade de colaboradores. O famoso “time que está ganhando” dificilmente precisará de mudanças, desligamentos ou novas admissões.

Equipe diversa de pessoas sentadas ao redor de uma mesa, conversando no trabalho.
A bonificação por resultados é uma das grandes estratégias de retenção de talentos, por valorizar as conquistas de quem se destaca.

Dessa forma a retenção de talentos se torna o objetivo e, a partir dela, desenvolver estratégias como planos de carreira e mais, tudo o que contribui para manter os colaboradores em constante crescimento profissional.  

Diferencial no mercado 

Um plano de bonificação salarial que realmente funciona e gera satisfação nos colaboradores reflete na imagem da empresa diante do mercado.  

Sabe aquela ideia de “empresa dos sonhos”? Pois é, por meio da bonificação para funcionários é possível despertar em mais profissionais a vontade de pertencer ao time.  

Com uma visibilidade positiva e gerando fortalecimento da marca empregadora, a chance de se destacar diante de outras empresas é garantida! Isso facilita não só na hora de fazer novos recrutamentos, mas também de negociar salários.  

Como implantar bonificação por resultados 

Analise perfis 

A estratégia de bonificação salarial não pode ser a mesma para todas as empresas, isso porque os colaboradores também não são os mesmos. Sendo assim, se você quer desenvolver algo que funcione, o primeiro passo é conhecer aqueles que serão beneficiados com isso: a equipe.  

Homem e mulher analisando papéis e conversando.
A bonificação por resultados é um sucesso por ser customizada de acordo com o perfil do colaborador.

Busque saber quais tipos de reconhecimentos eles gostariam de receber e em quais formatos (adicional, comissão etc). Invista em pesquisas internas e, se sentir necessidade de deixá-los mais confortáveis em participar, peça que deixem suas opiniões de forma anônima.  

Defina custos e metas 

Tendo as respostas em mãos, defina os custos de investimento que serão necessários para tirar o plano do papel.  Além disso, trace de forma bem clara o plano de metas.  

Qual será a meta (uma ou mais) para alcançar o bônus? Em quais casos o colaborador não poderá ser bonificado? Tudo isso precisa ser definido de forma concisa para que o plano não cause o efeito contrário e gere frustração e desmotivação ao time. 

Comunique as regras 

Após tudo definido é preciso comunicar a todos da equipe como o sistema de recompensas irá funcionar. Assim, com todos por dentro do assunto, você consegue evitar falhas de comunicação e colabora para que tudo saia como o esperado. Por isso também deixe claro que estará sempre disponível para esclarecer dúvidas sobre o assunto. 

Acompanhe resultados 

Como saber se a implantação do incentivo está de fato funcionando? Acompanhe de perto os resultados! Alguns dados podem servir de ótimos indicativos:  

  • No tempo em que o sistema está em execução, quantos funcionários conseguiram ser bonificados? 
  • Quantos % eles representam do total da equipe? 
  • Aqueles que não conseguiram o bônus, qual foi o motivo? 

Além disso, mantenha sempre um diálogo ativo com o time, pedindo feedbacks e se atentando constantemente aos pontos a melhorar. É a partir disso que você descobrirá caminhos para constante capacitação de lideranças e até mesmo deixar a empresa apta para selos de qualidade como Great Place To Work 

Tipos de bonificação 

Como você viu, definir um bom plano de bonificação exige alguns cuidados e respeito a particularidades que variam conforme a cultura da empresa. Separamos aqui quatro tipos de bonificações mais comuns:  

  • Desempenho: o colaborador é recompensado pelo seu desempenho no dia a dia, resultados alcançados na rotina ou em demandas especiais. 
  • Indicação: o bônus é pago para colaboradores que tiveram atitude de dono, ou seja, ajudaram a empresa a crescer e melhorar de alguma forma, neste caso, por meio de indicação de novos colaboradores. 
  • Ideias: recompensa por ideias inovadoras que aprimorem demandas ou até mesmo a cultura organizacional. 
  • Tempo de casa: bonificação por tempo de casa, ou seja, tempo de contribuição e de atuação na empresa.  

E aí, já está com ideias para montar o plano de bonificação ideal para a aprimorar a retenção de talentos da sua empresa? Então saiba que o DUCZ pode te ajudar! Em um só lugar, você reúne vários tipos de benefícios flexíveis. 

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Entusiasta da língua, da linguagem e da literatura. Escreve desde os 8 anos de idade, anda sempre com um livro, é movido por arte e encontrou no marketing de conteúdo a oportunidade de aprendizado constante.

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