Skip to content

Plano de incentivo de longo prazo: o que é staying bonus?

Se você atua em um setor de RH bem estruturado, deve manter a atenção voltada para tendências de mercado e as novas formas de estimular e envolver seus colaboradores, a fim de evitar uma equipe desmotivada. Os planos de incentivos de longo prazo, nesse contexto, apresentam uma gama de possibilidades de aplicação. Nesse sentido, entender o que é staying bonus é uma excelente ideia!

Grandes empresas têm utilizado os planos de incentivo como uma forma de reconhecer e valorizar os grandes talentos da organização. Nesses casos, as pessoas são escolhidas a dedo, levando em consideração tempo de casa, performance, qualidade das entregas e muito mais.

Quer entender mais sobre o assunto? Então continue a leitura e descubra o que é plano de incentivo de longo prazo e quais suas vantagens!

Clique e baixe o infográfico!O que é plano de incentivo de longo prazo? 

Vamos começar entendendo o que é ILP (ou incentivo de longo prazo): este é um tipo de remuneração — que também pode ser considerado uma forma de salário emocional — que promove bonificações por tempo de permanência na empresa. Através dessa estratégia, a empresa estimula o desenvolvimento de carreira de seus funcionários e assegura a alta qualidade da entrega de resultados. 

Nesse sentido, o que é staying bonus? 

O staying bonus (também chamado de bônus de permanência, retention bonus ou bônus de retenção) é justamente uma forma de ILP em que o(a) colaborador(a) recebe uma quantia a cada ano que permanece na empresa. Ele surge como um meio de combater as trocas constantes de emprego por parte de profissionais altamente qualificados.

Profissionais capacitados em seu ambiente de trabalho, satisfeitos com o staying bonus.
O staying bonus tem como principal objetivo manter o nível de excelência nos resultados entregues, através da retenção de profissionais capacitados.

Quais as vantagens do bônus de retenção? 

O bônus de retenção é capaz de encorajar mudanças e transformar realidades, com relação ao âmbito corporativo. Entenda, a seguir, por que este é um modelo de benefício tão vantajoso e quais seus diferenciais competitivos: 

Retenção de talentos 

A maior vantagem da aplicação desse tipo de bônus é, sem dúvidas, a retenção de talentos. Essa gratificação exerce um potencial atrativo tanto para novos profissionais, em contato com a marca empregadora durante um processo de recrutamento; quanto para os colaboradores que já fazem parte da equipe e conhecem bem sua cultura organizacional. 

Valorização dos colaboradores 

A partir do momento em que se sentem realizados e valorizados, os trabalhadores manifestam sua satisfação no trabalho. Quando esse indicador está em alta, significa que o ambiente é benéfico tanto individualmente, para cada um dos funcionários; quanto coletivamente, analisando a organização como um todo. Em outras palavras: todos saem ganhando.

Colaboradoras em harmonia em seu ambiente de trabalho.
Quanto mais satisfeita e respeitada uma pessoa se sente em seu trabalho, maior o seu nível de produtividade.

Benefícios alternativos 

O incentivo de longo prazo é mais que um benefício trabalhista; trata-se de um plano que garante vantagens alternativas, mais flexíveis e pessoais, que despertam o interesse de cada colaborador e vão além do que normalmente se espera no mercado de trabalho. 

Redução de turnover 

A rotatividade de pessoas é um fluxo natural nas organizações, caracterizada, de um lado, por admissões; e do outro, por desligamentos. A implementação do staying bonus é uma forma de reduzir a incidência de demissões, uma vez que preserva a qualidade de vida no trabalho e estimula a produtividade do time. 

Aumento da motivação 

Todos os benefícios que citamos acima têm impacto direto na motivação e no engajamento dos colaboradores, uma vez que, assim como na modalidade de stock options, o incentivo visa não só recompensar os trabalhadores por seus esforços, mas principalmente reforçar a importância do seu conhecimento e de sua experiência para a empresa. 

Você, RH, gostou deste conteúdo? Então escolha o DUCZ – mais que um cartão de benefícios flexíveis, um sistema de gestão de benefícios e retenção de funcionários. Clique na imagem abaixo para entrar em contato e descobrir mais sobre a ferramenta!

Escolha o DUCZ e garanta os melhores benefícios para a retenção de talentos!

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top