Skip to content

O que é stock options: conheça a modalidade de benefícios

Se você atua em um setor de RH estruturado e acompanha continuamente as tendências de mercado, certamente já deu de cara com algumas novas formas de incentivo aos trabalhadores. Neste texto, você vai descobrir o que é stock options, como essa modalidade de benefícios funciona e as vantagens competitivas que ela pode trazer ao seu negócio. Boa leitura!

Stock option: o que é? 

Primeiro, vamos entender o conceito de stock option: significado, origem e aplicação. Basicamente, trata-se de um programa de incentivo em que a organização ou startup fornece aos seus colaboradores o direito de comprar as ações da empresa a um valor predeterminado (fixo) e com potencial de lucro. 

Os planos de stock options incluem alguns requisitos, como a necessidade de cumprimento de um período de carência (vesting), para que só então as ações sejam adquiridas. Dessa forma, o funcionário permanece trabalhando, seguindo um plano de carreira e sabendo que vai garantir uma oferta mais vantajosa (strike price) do que as que ele poderia encontrar no mercado convencional. 

Como o benefício surgiu? 

Esta modalidade de benefício foi inicialmente adotada a partir da metade do século XX, na Europa e nos Estados Unidos. Somente na década de 1990, o modelo chegou ao Brasil, em um contexto em que as primeiras ofertas eram destinadas a executivos com empresas multinacionais que possuíam filiais no país, sobretudo no mercado de tecnologia e finanças. 

Desde então, a prática tem se difundido entre as companhias, a fim de fidelizar profissionais em funções estratégicas através da satisfação no trabalho e da parceria entre sócios.

Funcionários adquirindo suas ações através de um plano de stock options.
Planos de stock options incentivam a performance dos funcionários, ao mesmo tempo em que alinham seus interesses individuais às metas da empresa.

Vantagens do stock options 

Imagine participar, como candidato(a), de um processo de recrutamento; ao entrar em contato com a marca empregadora, você descobre que uma das formas de salário emocional que essa empresa oferece é justamente a possibilidade de transformar, através de um plano de ações, o trabalhador em proprietário de parte do capital social – isto é, em dono de parcela do negócio.

Esta é a principal vantagem da aplicação de stock options. A implementação desse programa é eficaz não só em atrair e reter talentos, mas contribui também, de forma concreta, para a melhoria dos resultados corporativos. O aumento do engajamento se dá, naturalmente, pelo conhecimento e interesse dos colaboradores contemplados que quanto mais as ações da empresa subirem, mais eles ganham. Em outras palavras, seu patrimônio cresce juntamente ao valor de mercado da organização.

Colaboradores satisfeitos com o trabalho, graças ao programa de stock options.
Esse tipo de incentivo faz a diferença na atração e manutenção de um quadro de funcionários altamente capacitado.

Stock options: como funciona no Brasil? 

No Brasil, o tipo de remuneração variável mais popular é a bonificação. Nesse sentido, o stock options é um exemplo de como inovar em relação a esse tipo de bônus, considerando sua lógica de recompensa e o fato de os colaboradores se beneficiarem da compra de ações por um valor mais baixo. 

Apesar de promissor, ainda não há, por enquanto, uma legislação específica no país que contemple esse mecanismo. Portanto, antes de implementá-lo, é importante contar com uma assessoria jurídica especializada, a fim de garantir mais legitimidade e segurança ao processo. 

Por que o stock options ajuda a reter talentos? 

A retenção de talentos é, de fato, a maior consequência da implantação de stock options, tendo em vista que: 

  • O funcionário deve cumprir o vesting, antes de adquirir efetivamente suas ações; 
  • Esse mesmo funcionário se mantém focado e ciente dos resultados pactuados, ao mesmo tempo em que se beneficia de um aumento patrimonial do qual participou;
  • Os vínculos entre acionistas acabam se fortalecendo, colaborando para um ambiente de trabalho saudável, harmônico e colaborativo.

Como você pode ver, o stock options é mais que uma forma de incentivo ou remuneração adicional; trata-se de uma estratégia promissora voltada para reter profissionais qualificados. 

Se este conteúdo lhe foi útil, entre em contato e conheça o DUCZ: um sistema de gestão de benefícios e retenção de funcionários. Clique na imagem abaixo para saber mais!

Garanta os melhores resultados com o DUCZ!

Compartilhe:

Este artigo tem 0 comentários

Deixe um comentário

Back To Top