A saúde mental do trabalhador tornou-se uma prioridade para empresas que buscam promover um ambiente…
Bonificação por resultados: entenda como funciona
Quem trabalha feliz, trabalha melhor. Isso é o que dizem muitos gurus de negócios por aí e até que eles têm mesmo razão. Para ter sucesso nesse desafio (que muitas vezes não é simples de oferecer para os colaboradores) é oferecer bonificação por resultados!
Estudos realizados pela Universidade de Warwick, do Reino Unido, mostram que colaboradores felizes são cerca de 12% mais produtivos; da mesma forma, uma pesquisa da Universidade da Califórnia aponta aumento de 37% nas vendas quando os colaboradores estão satisfeitos com a empresa em que atuam.
Nada melhor do que se sentir confortável e realizado em seu próprio emprego. Um excelente incentivo para a produtividade e resiliência na busca por bônus e reconhecimento.
Mas como manter os colaboradores engajados e motivados a vestir sempre mais a camisa da empresa? Para responder iremos destacar uma ação cada vez mais comum: a bonificação por resultados.
Afinal, o que é bonificação por resultados? Sistema de recompensas? Como isso influencia no fortalecimento de marca empregadora e na retenção de talentos?
Continue lendo e encontre, neste texto, como funciona a estratégia de bonificação salarial, qual incentivo ela traz para a satisfação dos colaboradores e mais.
O que é bonificação por resultados?
Em poucas palavras podemos dizer que o significado de uma bonificação gira em torno de uma estratégia de RH para reter e engajar colaboradores em uma empresa.
É um reconhecimento, podendo ser em dinheiro ou prêmios, destinado à colaboradores que superaram as expectativas de resultados. Isso é o que significa bonificação.
Por exemplo: se um vendedor conseguiu alcançar resultados além das expectativas da empresa, teve resiliência e ajudou a motivar a equipe, ele pode receber bonificação por metas atingidas.
A ideia é que os colaboradores, após receberem tal reconhecimento, se sintam cada vez mais motivados a repetir esses feitos. Assim, se cria uma rede de incentivo com o principal objetivo de gerar colaboradores engajados em resultados além do esperado.
Vale lembrar, ainda, que o bônus não é a mesma coisa que outros benefícios (como vale-alimentação e transporte).
Prevista em Lei, a bonificação por resultados tende a contribuir para um melhor clima corporativo e retenção de talentos. Por isso, pense em uma estratégia estruturada, que funcione para toda a equipe.
Como funciona?
Existem diversas formas de estruturar uma bonificação por resultados, inclusive vale lembrar que não precisa ser necessariamente ligada a valores monetários.
Para te ajudar, separamos algumas formas de bonificar colaboradores bem-sucedidos mais utilizadas pelas empresas.
Bônus por performances | A medida que os níveis de produtividade aumentam, os resultados são alcançados, a bonificação é realizada. |
Comissão | Parcelas dos lucros de uma empresa que são pagas a colaboradores que batem as metas. |
Bonificação fixa | Valor adicional ao salário fixo do colaborador. |
Bônus sazonal | Bônus distribuídos para colaboradores em épocas específicas como Natal e Ano-Novo. |
Bonificação por metas atingidas de equipe | Neste caso, a equipe costuma ser dividida em times. Cada time focado em atingir um resultado e, caso as metas sejam atingidas, todo o time é bonificado. |
Por que é importante?
A bonificação por metas atingidas traz uma série de benefícios para a empresa. Entenda mais sobre os principais deles!
Satisfação no trabalho
Propósito é fundamental, mas a bonificação para funcionários como um reconhecimento do esforço realizado é primordial para manutenção da satisfação dos colaboradores.
Assim o sentimento de ser recompensado pelo empenho e energia demandada no trabalho se mantém vivo e, com ele, a gratidão, respeito e admiração pela empresa.
Motivação e engajamento
Lado a lado com a satisfação vem a motivação! Quando temos reconhecimento pelo que fazemos, automaticamente temos incentivo para uma postura de querer sempre suprir essas expectativas.
Com isso, desenvolvemos maior foco no alcance de metas, engajamento com as demandas e também com a equipe, servindo de inspiração.
Aumento da produtividade
Um colaborador satisfeito e motivado é sinônimo de alta na produtividade. É aquilo que dizem: quem é feliz, é focado!
Por isso também é importante compartilhar essa evolução com os colaboradores e fazer reuniões para apresentar a evolução no empenho. Traga gráficos com a melhora dos resultados, a maior rapidez na entrega de demandas etc. Isso tende a funcionar como um combustível extra de incentivo para seguirem em crescimento.
Clima organizacional
A empresa é um organismo vivo e tudo o que fazemos dentro dela pode refletir nos demais integrantes de uma equipe.
Com os altos índices de produtividade e motivação não é diferente. Se um faz, inspira milhares de outros. Logo, em médio prazo, mais colaboradores se sentirão empenhados e focados no alcance de metas, melhores entregas etc.
Retenção de talentos
Se falamos de milhares empenhados, falamos em milhares satisfeitos e motivados, o que significa uma redução significativa na rotatividade de colaboradores. O famoso “time que está ganhando” dificilmente precisará de mudanças, desligamentos ou novas admissões.
Dessa forma a retenção de talentos se torna o objetivo e, a partir dela, desenvolver estratégias como planos de carreira e mais, tudo o que contribui para manter os colaboradores em constante crescimento profissional.
Diferencial no mercado
Um plano de bonificação salarial que realmente funciona e gera satisfação nos colaboradores reflete na imagem da empresa diante do mercado.
Sabe aquela ideia de “empresa dos sonhos”? Pois é, por meio da bonificação para funcionários é possível despertar em mais profissionais a vontade de pertencer ao time.
Com uma visibilidade positiva e gerando fortalecimento da marca empregadora, a chance de se destacar diante de outras empresas é garantida! Isso facilita não só na hora de fazer novos recrutamentos, mas também de negociar salários.
Como implantar bonificação por resultados
Analise perfis
A estratégia de bonificação salarial não pode ser a mesma para todas as empresas, isso porque os colaboradores também não são os mesmos. Sendo assim, se você quer desenvolver algo que funcione, o primeiro passo é conhecer aqueles que serão beneficiados com isso: a equipe.
Busque saber quais tipos de reconhecimentos eles gostariam de receber e em quais formatos (adicional, comissão etc). Invista em pesquisas internas e, se sentir necessidade de deixá-los mais confortáveis em participar, peça que deixem suas opiniões de forma anônima.
Defina custos e metas
Tendo as respostas em mãos, defina os custos de investimento que serão necessários para tirar o plano do papel. Além disso, trace de forma bem clara o plano de metas.
Qual será a meta (uma ou mais) para alcançar o bônus? Em quais casos o colaborador não poderá ser bonificado? Tudo isso precisa ser definido de forma concisa para que o plano não cause o efeito contrário e gere frustração e desmotivação ao time.
Comunique as regras
Após tudo definido é preciso comunicar a todos da equipe como o sistema de recompensas irá funcionar. Assim, com todos por dentro do assunto, você consegue evitar falhas de comunicação e colabora para que tudo saia como o esperado. Por isso também deixe claro que estará sempre disponível para esclarecer dúvidas sobre o assunto.
Acompanhe resultados
Como saber se a implantação do incentivo está de fato funcionando? Acompanhe de perto os resultados! Alguns dados podem servir de ótimos indicativos:
- No tempo em que o sistema está em execução, quantos funcionários conseguiram ser bonificados?
- Quantos % eles representam do total da equipe?
- Aqueles que não conseguiram o bônus, qual foi o motivo?
Além disso, mantenha sempre um diálogo ativo com o time, pedindo feedbacks e se atentando constantemente aos pontos a melhorar. É a partir disso que você descobrirá caminhos para constante capacitação de lideranças e até mesmo deixar a empresa apta para selos de qualidade como Great Place To Work.
Tipos de bonificação
Como você viu, definir um bom plano de bonificação exige alguns cuidados e respeito a particularidades que variam conforme a cultura da empresa. Separamos aqui quatro tipos de bonificações mais comuns:
- Desempenho: o colaborador é recompensado pelo seu desempenho no dia a dia, resultados alcançados na rotina ou em demandas especiais.
- Indicação: o bônus é pago para colaboradores que tiveram atitude de dono, ou seja, ajudaram a empresa a crescer e melhorar de alguma forma, neste caso, por meio de indicação de novos colaboradores.
- Ideias: recompensa por ideias inovadoras que aprimorem demandas ou até mesmo a cultura organizacional.
- Tempo de casa: bonificação por tempo de casa, ou seja, tempo de contribuição e de atuação na empresa.
E aí, já está com ideias para montar o plano de bonificação ideal para a aprimorar a retenção de talentos da sua empresa? Então saiba que o DUCZ pode te ajudar! Em um só lugar, você reúne vários tipos de benefícios flexíveis.
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