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Marca empregadora: o que é e como construir a sua

Você considera a sua empresa um bom lugar para trabalhar? Os seus colegas estão satisfeitos com os benefícios que ela oferece? Estas questões são apenas alguns exemplos de como o clima organizacional é capaz de influenciar na percepção sobre determinado local de trabalho.  

No texto a seguir, entenda como o(a) gestor(a) de RH pode cultivar laços entre equipe e organização e descubra mais sobre marca empregadora: o que é, como criar e fortalecer a sua. Boa leitura! 

O que é marca empregadora? 

Marca empregadora (ou employer branding, em inglês) é uma estratégia de marketing que tem como principal objetivo a promoção corporativa, a fim de atrair profissionais que possam vir a trabalhar na empresa em questão.

Dois homens apertando as mãos, após etapa do processo de recrutamento.
Para construir sua marca empregadora, é fundamental investir em estratégias de recrutamento.

Em um cenário de alta competitividade, essa prática é capaz de estabelecer uma imagem positiva da organização no mercado de trabalho, garantindo também a retenção de talentos em sua equipe. 

Como criar e fortalecer a marca empregadora? 

Agora que você entendeu o conceito, é importante considerar os próximos passos. Para fortalecer a marca empregadora, é preciso aplicar uma série de ações. Leia as dicas a seguir e tire todas as suas dúvidas! 

Conheça a cultura da empresa 

Uma empresa bem estruturada possui uma cultura organizacional igualmente consistente. Entender os valores e as diretrizes que guiam o comportamento dos membros dessa corporação, assim como visualizar com nitidez o contexto em que ela está inserida, é fundamental para a criação de uma marca empregadora. 

Mãos de toda a equipe, demonstrando união e alinhamento aos valores da cultura organizacional.
A cultura de uma organização diz respeito a um conjunto de crenças e ações que definem a forma como toda a equipe deve se portar no desempenho de suas funções.

Antes de posicioná-la, vale lembrar que a maneira como ela dialoga com seu público deve estar de acordo com as premissas observadas. Uma boa forma de mensurar, na prática, como esses princípios estão sendo executados, é instituindo uma política de feedbacks. Converse com seus colaboradores e, se necessário, realinhe-os em função de um mesmo propósito. 

Tenha uma estratégia definida 

Uma vez criada a marca empregadora, você deve se perguntar: e agora, qual meu maior objetivo? Manter bons profissionais em minha equipe ou focar na contratação de novos talentos?  

Com base nas necessidades e expectativas da empresa, identifique as prioridades. Estabeleça objetivos sabendo que, para continuar relevante em seu segmento, é interessante tanto aprimorar e preservar o ambiente de trabalho atual quanto investir em procedimentos de recrutamento e seleção de mais colaboradores.

Homem utilizando laptop enquanto reflete sobre possíveis estratégias para a empresa.
Antes de definir sua estratégia, aplique questionários, faça pesquisas, construa diagnósticos e interprete os dados colhidos. Quanto mais informações, mais assertiva a tomada de decisão.

Ao compreender o momento em que a organização se encontra, fica mais fácil vislumbrar quais serão as próximas etapas do planejamento estratégico. Mobilize as lideranças necessárias e firme metas em conjunto. 

Identifique quem é público-alvo 

Quais vagas você deseja preencher? Qual perfil deve ser alcançado para este cargo? Trace bem as características e os critérios significativos para seu processo seletivo, pensando sempre no aumento da produtividade da empresa. Contar com o time correto faz toda a diferença na hora de atingir um patamar de excelência. 

Mais que isso, saiba como se comunicar com esse público. Dê destaque à organização e à mensagem que quer passar para o mundo em volta. Uma linguagem transparente, direta, inspiradora e de fácil entendimento pode promover um engajamento maior do que o esperado.

Equipe em reunião, prontas para discutir sobre a comunicação da marca empregadora.
Estabeleça, em conjunto, que mensagem a marca empregadora quer passar ao público. Quanto melhor ela se comunicar, maiores serão as chances de conversão.

Defina um valor (EVP) 

EVP (Employee Value Proposition) nada mais é do que uma proposta de valor voltada aos colaboradores. Em outras palavras, um conjunto de benefícios que visa a motivação de toda a equipe, diretamente ligado à cultura e à missão da empresa. 

Antes de definir o EVP, reúna seu time e converse a respeito, de modo que o projeto esteja apto a atender às demandas dos colaboradores, ao mesmo tempo em que os incentiva a superar desafios e buscar resultados cada vez mais positivos. 

Engaje sua equipe com endomarketing 

O endomarketing é uma ferramenta indispensável às empresas, seja para atrair ou reter talentos. Tenha em mente que os colaboradores são seus clientes primários; isto é, para que sua marca seja admirada pelo público geral, é necessário, inicialmente, que aqueles que fazem parte dela e que lidam com a rotina de trabalho todos os dias estejam satisfeitos.  

Caso contrário, o seu conceito de marca empregadora não será condizente com a realidade e, por consequência, não obterá os resultados almejados.

Profissionais rindo, expressando satisfação com o ambiente de trabalho.
Ter uma equipe motivada e engajada significa contar com profissionais alinhados ao propósito da empresa e, consequentemente, mais preparados para assumir riscos.

Antes de investir no público externo, é importante avaliar e moldar, se preciso, sua comunicação interna. Desenvolva planos de carreira, estimulando os colaboradores a crescerem junto com a empresa; ofereça vantagens e benefícios com base nos perfis de seus funcionários, com atenção especial às suas necessidades; especialize o time, por meio de treinamentos ou programas de capacitação; e o mais importante: priorize o bem-estar e a qualidade de vida no ambiente de trabalho. 

Invista em presença digital 

Mesmo que sua empresa não trabalhe diretamente com e-commerce, é imprescindível que ela conte com uma forte presença on-line, seja por meio de site, blog e/ou redes sociais. Principalmente durante a pandemia, o meio digital ganhou ainda mais espaço no dia a dia das pessoas, inclusive no âmbito profissional. 

Em seus textos, vídeos e demais materiais publicados, mantenha o tom de voz da marca em harmonia com os objetivos e pilares que sustentam a imagem da empresa, impactando, de forma autêntica e equilibrada, tanto o público externo quanto o interno. 

Qual a importância da marca empregadora? 

Agora que você sabe o que é employer branding, vale lembrar que não são só aspectos salariais que envolvem o profissional. Saber que está em um ambiente saudável, onde sua performance é constantemente valorizada, incentivada e recompensada, gera satisfação pessoal algo mais poderoso e motivador do que um benefício estritamente financeiro. 

A importância da marca empregadora, portanto, está relacionada à forma como a empresa se expressa, em comparação a como esta é enxergada por seus colaboradores e outros profissionais.  

Antes de executar nossas recomendações, realize uma pesquisa interna e, com esse diagnóstico, reconheça os acertos e pontos de melhoria da gestão. Ter acesso a um infográfico completo, por exemplo, com as informações necessárias sobre a equipe e o clima organizacional, faz toda a diferença. Quanto mais você conhecer a organização, tanto pelo olhar de dentro quanto pelo de fora, maiores as chances de construir uma marca empregadora consolidada. 

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Equipe Ducz

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