A saúde mental do trabalhador tornou-se uma prioridade para empresas que buscam promover um ambiente…
Cultura de feedback: o que é e como adotar?
Em um mercado cada vez mais competitivo, manter a motivação da equipe é fundamental para alcançar resultados positivos. A aplicação da cultura de feedback nas organizações é justamente uma forma de manter o diálogo com colaboradores, com transparência e gentileza.
Ao contrário do que muitos acreditam, a prática de feedback é um processo formal, que deve ser tratado com seriedade e estruturado, assim como as metas ou as etapas para a realização de determinada demanda. Realizá-lo de forma indevida pode ser desconfortável para os colaboradores, afastando-os das lideranças e da empresa.
Neste texto, você entende melhor o que é feedback, porque estruturá-lo e, principalmente, como fazer isso da melhor forma. Boa leitura!
O que é feedback?
Primeiramente, é necessário entender o que é um feedback. No inglês, feed significa “alimentar”, enquanto back quer dizer “de volta”. Portanto, o termo significa “alimentar de volta”, dar uma devolutiva sobre determinado trabalho, ação ou comportamento.
O feedback no trabalho, por sua vez, envolve uma conduta mais profissional, que esteja de acordo com a cultura da empresa e que favoreça uma comunicação assertiva.
Por que incorporar a cultura de feedback?
A criação de uma cultura de feedback traz vários benefícios a todos os envolvidos. Prossiga e descubra alguns deles!
Progresso dos colaboradores
Diante da avaliação frequente de seu trabalho, a tendência é que os funcionários se empenhem continuamente. Os direcionamentos recebidos, quando interpretados de maneira madura e construtiva, impactam diretamente em sua busca por conhecimento, facilitando o próprio processo de desenvolvimento profissional. Sendo assim, podemos afirmar que o feedback constante é um pilar importante para a evolução de um plano de carreira.
Melhora da comunicação
Quando todos têm espaço para dialogar, a probabilidade de que mal entendidos e/ou boatos se espalhem cai drasticamente. Conflitos são minimizados, ao mesmo tempo em que a comunicação da empresa se fortalece.
Equipe mais colaborativa
O feedback favorece a colaboração entre colegas. Quando os colaboradores se sentem apoiados, orientados e seguros, a cooperação cresce, natural e coletivamente. Além disso, eles ficam mais à vontade para opinar, dar sugestões e contribuir com suas ideias. Vale reforçar que a participação dos gestores nessa rede é de extrema importância, para manter a equipe integrada.
Aumento da produtividade
Como consequência de todas essas vantagens, o desempenho da empresa também é impulsionado. Com os profissionais atuando mais conscientemente, alinhados às suas respectivas funções e às expectativas do negócio como um todo, o trabalho flui melhor, resultando na expansão da lucratividade.
Implantando uma cultura de feedback
Agora que compreendemos o feedback (o que é e qual sua relevância), vamos ao passo a passo de como implantá-lo no ambiente de trabalho.
Exercite a empatia
Este é um ponto crucial para qualquer liderança. Na hora de expor algum ponto de melhoria, se coloque no lugar do(a) colaborador(a) em questão. Certifique-se de que é um bom momento para dar o feedback e pergunte se ele está disposto a, naquele momento, lidar com o que será dito.
Se a resposta for negativa, não pressione. Pergunte quando o feedback pode ser dado e tente ajudá-lo a lidar com o motivo pelo qual ele não está se sentindo bem.
Faça elogios
Sempre que possível, elogie sua equipe. Isso irá evitar que a mesma fique desmotivada. Tenha em mente que ela é responsável por todas as conquistas que a corporação já alcançou.
Em casos de feedback de melhoria mais críticos, por outro lado, é importante cuidar dos elogios. Eles podem deixar o colaborador confuso, pois, ao mesmo tempo que você indica caminhos que devem ser seguidos, cita o que é acerto. Nessas situações, o ideal é focar nos pontos que precisam ser desenvolvidos, deixando as qualidades para depois.
Demonstre abertura
Não é só o gestor que deve dar feedbacks; os colaboradores também precisam ser ouvidos. Por isso, é preciso que todos tenham abertura para receber e considerar os apontamentos dos colegas. Observações sobre a empresa, por exemplo, podem levantas questões que, até então, passavam despercebidas.
Normalize o feedback
Algumas organizações optam por dar feedbacks semestralmente ou anualmente, através de processos organizados pelo RH. Este é um procedimento válido, mas insuficiente; o ideal é que dar feedback se torne um hábito, surgindo de forma espontânea em momentos de interação profissional.
Não é necessário criar um evento para tanto. Basta chamar para uma conversa (em grupo ou individualmente), apontar acertos, indicar algumas falhas e alinhar metas.
Encoraje o time a fazer o mesmo
Uma vez criado um ambiente propício para a troca de feedbacks, incentive sua equipe a fazer o mesmo, sempre priorizando uma abordagem amigável. Assim, a prática fica ainda mais naturalizada e todos saem ganhando!
Gostou deste conteúdo? Coloque nossas dicas em prática e comece a mostrar ainda hoje o quanto sua equipe é importante. Conheça o DUCZ e prepare-se para garantir mais motivação em toda a empresa!
Este artigo tem 0 comentários