Como conseguir o selo Great Place to Work? Entenda!
Para que sua marca seja reconhecida como uma das melhores empresas para trabalhar, saber como conseguir o selo Great Place to Work é fundamental. A certificação, que elenca negócios referências no quesito gestão de pessoas em todo o mundo, funciona como um atestado de que seu clima organizacional é saudável e agradável.
São várias categorias para que seu negócio conquiste o reconhecimento como ótimo lugar para trabalhar, de forma que é preciso encontrar aquela em que sua marca mais se encaixa.
Empresas com selo Great Place to Work se tornam atraentes e convidativas para o público externo, principalmente no que tange a atração de talentos. Isso acontece porque a certificação é conquistada por meio de uma pesquisa que elenca a opinião dos funcionários em relação ao seu ambiente de trabalho.
Logo, por meio de vivências reais dos colaboradores, você pode ser reconhecido, nacional, regional e internacionalmente, como um excelente local de trabalho!
Quer saber como participar do Great Place to Work e conquistar um espaço entre as melhores empresas? Basta continuar a leitura deste artigo e descobrir o que é o selo, como funciona o ranking e o que será avaliado na pesquisa.
O que é o selo Great Place to Work?
O selo GPTW (sigla para Great Place to Work) determina as empresas referências quando o assunto é valorização profissional e gestão de pessoas. Criada pelo jornalista Robert Levering, a certificação surgiu quando o profissional aceitou escrever um livro sobre as melhores organizações para se trabalhar nos Estados Unidos.
No começo, Robert não acreditava que seria possível encontrar lugares nos quais as pessoas se sentem bem realizando suas funções. No entanto, para sua surpresa, ele encontrou vários colaboradores contentes em seus trabalhos!
Foi aí que ele começou a estudar o que exatamente tornam as empresas ótimos lugares para trabalhar. Este interesse, que dura até hoje, é o principal foco do Great Place to Work!
A definição de quais são os melhores lugares para se trabalhar acontece com base em duas pesquisas realizadas dentro do seu negócio e com as respostas dos seus próprios funcionários. A partir dela, uma nota é dada à sua empresa.
Organizações que conquistarem acima de 70 pontos recebem o selo GPTW. Quanto maior for sua nota, melhor colocado no ranking estará seu negócio.
A pesquisa analisa clima organizacional, benefícios, autonomia, comunicação interna, transparência na gestão, remuneração, confiança e orgulho em pertencer à sua empresa.
Como funciona o ranking?
Atualmente, sua empresa pode conquistar o selo e ter reconhecimento como um bom ambiente de trabalho em diferentes rankings nacionais. São eles:
- Melhores empresas nacionais de grande porte
- Melhores empresas nacionais de médio porte
- Melhores empresas multinacionais de médio porte
- Melhores empresas nacionais de pequeno porte
- Melhores empresas de acordo com a região
- Melhores empresas de acordo com o setor
- Melhores empresas nas categorias de diversidade
Além disso, existem os rankings da América Latina, do mundo e aqueles focados em campanhas e ações de diversidade. Logo, seu negócio possui diversas chances para ser reconhecido.
O que é avaliado nas perguntas do GPTW?
O principal questionário do Great Place to Work, chamado Trust Index, elenca cinco tópicos principais para avaliar a experiência do colaborador dentro da sua empresa. Ele corresponde a 67% da nota, sendo os outro 33% conquistados pela pesquisa de cultura.
Entenda as cinco dimensões do Trust Index e porque o GPTW valoriza estes pilares na hora de analisar o quanto seu negócio é formado por pessoas contentes:
Credibilidade
A credibilidade analisa o quanto os colaboradores se sentem à vontade com seus gestores e o quanto as lideranças transmitem confiança, competência e integridade.
Para isso, novas dimensões surgem: a de comunicação interna; a de coordenação, a de supervisão e a de visão dos líderes; por fim, existe aquela que analisa a honestidade e a credibilidade que os gestores possuem junto à equipe e ao cliente.
Observar a confiabilidade da gestão do seu negócio é fundamental para que o GPTW entenda a realidade da sua empresa e dê uma nota. É nesta dimensão que as habilidades dos líderes, a capacidade de guiar, a construção de ideias e a organização de recursos serão entendidas.
Tendo em mente que os gestores são diretamente conectados ao clima e à formação de colaboradores, contar com uma equipe de líderes que transmita credibilidade é fundamental para receber o selo GPTW.
Respeito
A segunda dimensão de análise do GPTW se refere ao quanto os funcionários se sentem respeitados pela gestão da sua empresa. Ela se desdobra em valorização profissional, esforço individual, colaboração e consideração.
No conjunto, analisar o respeito se relaciona com o entendimento, por parte do GPTW, de quais ferramentas para desenvolvimento profissional existem na sua empresa. Além disso, a dimensão avalia como o esforço de cada um é valorizado, como é a relação entre funcionários e líderes e se há oportunidades de crescimento para os colaboradores.
Em respeito, também são analisadas as condições de trabalho da sua equipe, verificando a segurança e a organização do espaço de trabalho. Por fim, a dimensão também busca compreender qual o envolvimento entre gestores e colaboradores para além da vida profissional, de forma que todos sejam vistos como humanos.
Imparcialidade
A dimensão da imparcialidade existe para analisar o grau de igualdade com que as lideranças tratam todos os colaboradores. Logo, fala sobre justiça e equidade.
O pagamento justo de acordo com a função, a participação dos processos independentemente da senioridade, o reconhecimento das atividades realizadas, o tratamento igualitário e livre de preconceitos e os recursos para que os funcionários tomem decisões são os principais pontos analisados nesta parte da pesquisa.
Orgulho
Em orgulho, o GPTW avalia o sentimento que os colaboradores sentem em sua empresa de acordo com o cargo e com a função que a pessoa ocupa. Além disso, a dimensão busca entender como ele se relaciona com a equipe e com o ambiente de trabalho como um todo.
Aqui, o sentimento de contentamento é analisado, assim como a percepção do valor do trabalho de cada colaborador. O relacionamento entre a equipe, a colaboração e a imagem da empresa junto aos funcionários também são analisados.
Camaradagem
Por fim, a última dimensão analisa o grau de companheirismo e de proximidade entre colaboradores e líderes.
Além da relação entre os funcionários, a camaradagem analisa se há momentos de diversão e de convivência entre a equipe. Por último, a presença de um sentimento de família e de carinho entre o time também é medido.
São com base nessas cinco dimensões (e em suas subdimensões, que avaliam os pormenores descritos) que o selo GPTW atribuirá a nota à sua empresa. Portanto, desenvolva ações e crie processos que atendam aos requisitos, para conseguir uma boa pontuação e um lugar de destaque no ranking.
Pesquisa de cultura
A Culture Audit, pesquisa de cultura realizada pelo Great Place to Work que impacta em 33% da sua pontuação, possui dimensões diferentes da Trust Index. São elas:
Autonomia para os colaboradores
Ceder autonomia para que os funcionários aprendam, deem ideias e tornem-as práticas é fundamental para criar um ambiente de desenvolvimento. Por isso, essa dimensão mede a liberdade dos colaboradores.
Benefícios
Atualmente, as vantagens cedidas aos colaboradores são um dos grandes atrativos do mercado – assim como o selo GPTW. As opções são inúmeras: cartão de benefícios flexíveis, vale cultura, gympass, auxílio terapia e por aí vai.
A ideia é selecionar aquele que faz mais sentido para sua organização e cedê-lo aos funcionários, para retê-los e para trabalhar esta dimensão.
Salários
O salário é, evidentemente, um dos grandes pontos de análise da pesquisa do Great Place to Work. Afinal, as pessoas trabalham todos os dias para recebê-lo.
Esta dimensão analisa se os salários são justos, se eles estão fazendo sentido de acordo com a senioridade e qual a satisfação dos colaboradores em relação ao pagamento recebido.
Abertura para inovação
A inovação está diretamente relacionada com a autonomia e com a criação de um ambiente que promove e valoriza pessoas que pensam diferente. Foi justamente por ir para fora da caixa do comum que o selo GPTW foi criado.
Portanto, esta é uma dimensão importante e que faz parte da pesquisa de cultura, a ponto de possuir perguntas específicas para a competência.
Oportunidade de crescimento
Por fim, esta dimensão analisa se sua empresa dá abertura para que os colaboradores cresçam e desenvolvam-se. A falta de oportunidades é uma das razões para desligamento, e um ótimo lugar para se trabalhar deve ter um plano de carreira para que não perca talentos.
É preciso pagar pelo selo?
O selo GPTW é pago e o valor varia de acordo com o tamanho da sua empresa. Quando mais colaboradores, maior o investimento. O plano mais básico – para empresas de 10 a 29 funcionários – custa R$ 225,00 por mês e, conforme o número de pessoas aumenta, o preço também sobe.
Qual a duração do selo GTPW?
A certificação dura um ano e, após esse prazo, a pesquisa deve ser realizada novamente para que o selo seja renovado. As datas para participar do GPTW variam de acordo com a categoria de ranking que você almeja conquistar, portanto, é válido ficar atento ao calendário, disponível no site do Great Place to Work.
Agora que você já sabe como conseguir o selo Great Place to Work, é hora de começar a investir em seus colaboradores e motivá-los a votar positivamente em sua empresa quando o questionário rodar.
Para te ajudar a manter o time motivado, os benefícios flexíveis são uma ótima opção. Quer saber mais? Acesse o site do Ducz clicando na imagem abaixo e confira!
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